segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FOLHETIM SEMANAL DO GALO DE BRIGA - Nº 001/2013

FOLHETIM SEMANAL DO GALO DE BRIGA

- Edição nº 001/2013 de 25 a 31 de AGOSTO –

O Jornal Galo de Briga é o jornal comunitário que expressa os anseios dos moradores de nossa cidade e contará com publicações elaboradas pelo leitor interessado em participar desse projeto sociocultural. Aqui você poderá expressar suas ideias e reflexões em relação a vários assuntos da vida cotidiana enviando seu texto para publicação, sugestões, denúncias, fotos, temas, etc.. Você pode falar do que gosta e também mostrar sua participação na sociedade. Para tanto, mande sua mensagem para jornal.galodebriga@yahoo.com.br.

prepare o seu coração para as coisas que eu vou contar

DILMA: A MOTOQUEIRA FANTASMA

A notícia da semana passada foi a de que a Presidente Dilma anda dando umas escapulidinhas, driblando a sua segurança, para andar de moto pelas ruas de Brasília. Não é novidade para ninguém que a “Presidenta” anda com a cabeça “quenta”. Talvez, andar de moto por aí seja uma espécie de terapia para a Dilma. Um ventinho desses não faz mal a ninguém, não é verdade... Uma coisa é certa, esta nova terapia da “Presidenta”, a revelia de sua segurança, lhe rendeu um novo apelido: a Motoqueira Fantasma.



A “Presidenta” anda com a cabeça “quenta”,
por isso anda com a sua moto por Brasília, para resfriar a “menta”


Veja a matéria e entenda o caso:

LOBÃO: O DELATOR

O delator desta operação, o da Presidenta Motoqueira, foi o Ministro Lobão. Ele disse que ficou surpreso com as andanças de moto da “Presidenta”.
Entretanto, acho que o próprio Lobão foi influenciado por sua “Presidenta-Chefa” e anda por aí de motocicleta. Veja a imagem e entenda o caso:



A produção conseguiu pegar uma multa de um pardal, em que Lobão está acima do limite de velocidade. Parabéns produção!


PLANO B EM CURSO



Pelo jeito a “Presidenta” Dilma continuará com a cabeça “quenta”. É que nos bastidores, articuladores de Marina Silva estão sondando outros partidos, caso a REDE não seja registrada a tempo.

Veja a matéria e entenda o caso:


PDT DE CRISTOVAN DIZ NÃO AO GOVERNO AGNELO



Veja a matéria e entenda o caso:


Médicos cubanos são recebidos com tumulto



Veja a matéria e entenda o caso:

VEJA AINDA:

Deputado do PT oferece "honorários" a conselheiro da Anatel para atuar a favor da Oi


Veja a matéria e entenda o caso:

Para sair do isolamento


Empresários reclamam da falta de interlocução e da ausência de lideranças expressivas nos ministérios, enquanto o governo diz que discorda de suas propostas. Relação nunca esteve tão estremecida, mas Dilma conta com ajuda de Lula para azeitar o diálogo.

Veja a matéria e entenda o caso:

‘Era como se eu tivesse o DOI CODI ao lado…’

Razões da fuga do Senador Boliviano.

Veja a matéria e entenda o caso:

Fuga de senador boliviano teve ajuda de colega brasileiro, diplomata, fuzileiros da Marinha e PF


Veja a matéria e entenda o caso:

ELIANA PEDROSA PRÉ-CANDIDATA AO GDF EM 2014


Veja a entrevista e entenda o caso:

PRÓXIMA EDIÇÃO

Na próxima semana, retornaremos com a coluna A SUA SEGURANÇA NO SÍTIO CASTANHO. Falaremos de assuntos relacionados com a segurança de nossa cidade. Aguardem...



AS MANCHETES DESTA SEGUNDA-FEIRA (26/08)


- Globo: Ataque químico – Permissão da Síria à ONU sob suspeita
- Folha: Diplomata traz senador e abre crise no Itamaraty
- Estadão: Ajuda em fuga de rival de Evo irrita Bolívia e Itamaraty
- Correio: Selvagens das arquibancadas
- Valor: Argentina volta a represar as exportações brasileiras
- Estado de Minas: Passageiros do medo
- Jornal do Commercio: Mulher denuncia tortura policial
- Zero Hora: Chuva tira de casa 2,3 mil gaúchos
- Brasil Econômico: “Falta plano de longo prazo”

RESENHAS DESTA SEGUNDA-FEIRA (26/08)
  

O Globo

Manchete: Ataque químico - Permissão da Síria à ONU sob suspeita
EUA e Reino Unido alegam que pode ser tarde para obter provas

Segundo os dois países, indícios de uso de armas proibidas já teriam sido destruídos com os bombardeios dos últimos dias

Os EUA e o Reino Unido questionaram ontem a autorização do governo da Síria para que uma equipe de inspetores da ONU vá ao local do suposto ataque com armas químicas que, segundo a oposição, teria matado até 1.300 pessoas nos arredores de Damasco na semana passada. Segundo autoridades dos dois países, a permissão pode ter vindo tarde demais, pois indícios do uso de armas proibidas já teriam sido apagados. (Págs. 1 e 25)

Senador escapa para o Brasil: Fuga nas barbas de Evo Morales
O Itamaraty anunciou que vai investigar a fuga do senador oposicionista boliviano Roger Pinto da embaixada brasileira em La Paz, onde ficou asilado por 455 dias, para o Brasil em carro diplomático. A Bolívia comunicou a evasão do político — que é processado por corrupção, mas alega ser perseguido pelo presidente Evo Morales — à Interpol, mas evitou polemizar com o governo brasileiro. (Págs. 1 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Ajuda em fuga de rival de Evo irrita Bolívia e Itamaraty
Político boliviano não tinha autorização para deixar missão brasileira e foi retirado do país em ação secreta

O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e o governo boliviano mostraram-se irritados com a ação que retirou da Embaixada do Brasil em La Paz o senador Roger Pinto, que acusa o presidente Evo Morales de assédio judicial. Pinto estava na missão do Brasil, que lhe concedeu asilo, desde maio de 2012, mas a Bolívia se recusava a autorizá-lo a viajar. Na sexta-feira, ele foi retirado da embaixada num veículo diplomático, escoltado por militares brasileiros. Após 22 horas de viagem, ele chegou ao Brasil no sábado. O Itamaraty emitiu nota anunciando que investigará a ação e convocou o encarregado de negócios da embaixada para esclarecimentos. Patriota uma viagem à Finlândia. A Bolívia anunciou que pedirá a extradição do senador. (Págs. 1 e Internacional A7)

Amanda Dávila
Ministra boliviana
"Estamos pedindo informações antes de tirar conclusões precipitadas"

Médicos cubanos são recebidos com tumulto (Págs. 1 e Metrópole A14)

Comentário sobre terrorismo barra brasileira em voo
A jovem Thais Burratto da Silva, de 24 anos, que participaria de congresso em Bali, Indonésia, foi barrada em voo da Qatar Airways. Ela diz que funcionários da companhia proibiram o embarque depois de seu pai ter feito uma brincadeira: “Ainda bem que não acharam que você é terrorista.” Sem aceitar explicações, eles tampouco quiseram revistar sua bagagem. (Págs. 1 e Metrópole A17)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Selvagens das arquibancadas
Fora de campo, o bom jogo entre Vasco e Corinthians, no Mané Garrincha, teve um saldo triste. Dez ficaram feridos: nove torcedores do Timão e um policial. O clima de terror instaurado por alguns membros da Gaviões da Fiel começou antes do jogo, quando houve a tentativa de saquear um mercado em Taguatinga. No estádio, a hostilidade se acirrou diante da falta de divisão clara entre as torcidas. Quando o confronto explodiu, a PM teve que intervir. (Págs. 1 e Superesportes, 2 a 4)

Crise diplomática
Fuga de senador boliviano irrita o Itamaraty

Conforme noticiado pelo Correio ontem, Roger Pinto Molina se encontra em solo brasiliense. Em um episódio cheio de mistérios, o parlamentar deixou clandestinamente a embaixada do Brasil em La Paz, onde estava asilado. O MRE apura se houve a participação de algum diplomata na trama rocambolesca. (Págs. 1 e 3)

Brasilienses na fila por R$ 5 bi em precatórios
Quem tem créditos a receber do poder público precisa de uma dose elevada de paciência. No DF, as dívidas estão sendo pagas até 20 anos após o reconhecimento. Sabe-se que mais de 4,7 mil processos do gênero tramitam no Judiciário local. Muitas vezes, os credores não vivem para ver a cor do dinheiro. (Págs. 1 e 19)

A face feminina da juventude infratora
O caso da garota de classe média que participou da morte de um morador de rua no Guará revela um aspecto negligenciado da violência urbana: as meninas também delinquem. (Págs. 1 e 17)

Um jeitinho de manter os apadrinhados
Terceirizados parentes de servidores do Senado continuam vinculados à Casa por um artifício criativo: eles migram de prestadora tão logo o contrato termine. Outros se perpetuam com cargos comissionados. (Págs. 1 e 2)

No Brasil do desperdício, comida vai parar no lixo (Págs. 1 e 7)

Chacina de fiscais: crime em Unaí vai a julgamento (Págs. 1 e 5)

Cubanos começam a se familiarizar como SUS (Págs. 1 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Argentina volta a represar as exportações brasileiras
Pelo menos 350 mil pares de sapatos, tênis e sandálias estão prontos em fábricas brasileiras e já tiveram suas vendas fechadas à Argentina, mas não podem atravessar a fronteira por falta da declaração prévia. Esse documento é uma burocracia imposta pela Casa Rosada para administrar o comércio exterior. Funciona como pilar do esquema "uno por uno" criado pelo poderoso secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, pelo qual empresas argentinas só podem gastar um dólar em produtos importados se assumirem o compromisso de exportar outro dólar.

A dificuldade enfrentada pela indústria de calçados reacendeu uma luz de alerta nas exportações à Argentina. "Voltamos a sentir pressões do governo argentino nos últimos 30 a 40 dias", diz Heitor Klein, presidente da Abicalçados, associação que representa os produtores brasileiros. O secretário de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Daniel Godinho, confirma que alguns setores industriais começaram a relatar dificuldades novamente em exportar para a Argentina. Mas Godinho prefere enfatizar o fato de que neste ano tem havido crescimento do comércio entre os dois países. De janeiro a julho, as exportações brasileiras ao país vizinho aumentaram 8,3%. No sentido inverso, as vendas argentinas tiveram alta de 18,2%. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Mulher denuncia tortura policial 
Vatsyani Ferrão acusa dois agentes da Polícia Civil de a terem sequestrado e espancado. Ação seria a mando de uma pessoa que ela denunciou por desvio de dinheiro. (Págs. 1 e 10)

Mais Médicos sem o Revalida
Não aplicação de exame de avaliação aos profissionais do programa gera críticas até entre estrangeiros. (Págs. 1 e 4)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete: "Falta plano de longo prazo"
Gustavo Rocha, presidente da Invepar, concessionária do Aeroporto de Guarulhos e do Metrô do Rio, entre outros projetos, lamenta que o Brasil tenha abandonado a cultura de planejamento na virada dos anos 70 para 80. “É preciso pensar a longo prazo porque senão a gente vive sempre apagando incêndio. O Estado tem papel fundamental nisso”. Controlada pelos fundos Previ, Funcef e Petros e pela empreiteira OAS, a empresa se prepara para participar das licitações de rodovias e aeroportos marcadas para os próximos meses. (Págs. 1 e 4 a 7)

Vinícolas
Empreendimento imobiliário na Argentina vende lotes e atrai brasileiros interessados em produzir vinhos. (Págs. 1, 12 e 13)


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.