quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como Sobreviver a um Tiroteio na Escola ou no Local de Trabalho


Embora o seu primeiro pensamento seja: “Isso nunca vai acontecer aqui!” ao pensar em um tiroteio na escola ou no seu trabalho, a verdade é que essa tragédia pode ocorrer em qualquer lugar a qualquer hora. E se você infelizmente se encontrar no mesmo espaço que o atirador, então é melhor que esteja preparado. Se você conseguir correr de forma razoavelmente segura, então esse deve ser sempre a sua primeira opção. Se não, o ideal é esconder-se ou barricar-se. E caso você fique a cara a cara com o atirador, então precisará lutar pela sua vida. Para estar melhor preparado para qualquer uma dessas situações, continue lendo este artigo.




Método 1 de 5: Corra



1
Determine se a melhor solução é correr, esconder-se ou lutar. Se você conseguir correr para longe do atirador em um período de tempo sensato, então é hora de começar a correr o mais rápido que puder. E mesmo que você fique assustado demais para conseguir fazer qualquer coisa e congele, lembre-se que aqueles que correm têm a melhor taxa de sobrevivência em tiroteios. Caso não seja possível correr porque o atirador está muito próximo ou porque você é responsável por um pequeno grupo de crianças, por exemplo, a melhor saída é determinar se há tempo suficiente para barricar-se em um cômodo antes de esconder-se.
  • Se você não tiver tempo para barricar-se, então preocupe-se apenas em esconder-se bem.
  • Se o atirador o atacar, você precisará lutar – essa será a sua única chance de sobrevivência. Leia abaixo para descobrir como.


2
Corra se puder. Se você ouvir tiros a uma certa distância, mas calcular que pode correr ou escapar com uma certa segurança, então comece a planejar a sua fuga. Embora você se sinta paralisado ao ouvir o som de tiros, tente reagir imediatamente e ver se correr é a melhor opção. Aqueles que correm têm melhores taxas de sucesso do que aqueles que se escondem, por isso, se ouvir o atirador longe o suficiente de forma que haja uma chance de correr pela sua vida, então essa é a hora. [1]
  • Se o atirador estiver muito próximo, seja no mesmo corredor ou próximo a sua porta, então continue lendo para saber quais são as melhores táticas para esconder-se.
  • Reagir imediatamente é crucial nessa situação, quer esteja correndo ou se escondendo. Congelar só atrasará a sua reação, ou seja, pode ser que não haja tempo suficiente para correr, mesmo que essa seja a sua melhor opção. E o resultado pode ser que tenha que se esconder, sendo que essa tática nem sempre é a melhor solução.


3
Faça se si mesmo um alvo difícil para o atirador. Corra em ziguezague ou abaixe-se conforme corre. Embora o seu primeiro instinto seja correr em linha reta, já que você estará correndo pela sua vida, correr em ziguezague diminui as chances de ser baleado. Se o atirador mirar em você, será mais difícil para ele conseguir acertar o alvo porque ele não terá tempo para acertar a mira, como teria se estivesse correndo em linha reta. É mais difícil atirar em alguém que está de lado ao invés de dando as costas, ou abaixado conforme corre. 
  • Corra o mais rápido possível em ziguezague ou abaixado, mas se isso estiver o atrasando ou o desorientando, corra em linha reta.



4
Abandone os seus pertences. Se estiver decidido que a melhor saída é correr, então esqueça a carteira, bolsa ou celular. Embora o seu primeiro instinto seja pegar o que pertence a você, nenhuma dessas posses é mais importante que a sua vida.




5
Leve pessoas com você. Quando correr, chame os outros para correrem também. Se alguém parecer desorientado ou com muito medo de se mover, pegue essa pessoa e arraste-a com você. Diga que correr é o único modo de permanecer vivo. Se estiver correndo com um grupo grande, será mais difícil mirá-lo individualmente e vocês terão mais força em número se estiverem correndo contra o atirador.




6
Cubra os seus rastros, se possível. Se tiver tempo, pegue um extintor de incêndio e crie uma névoa de fumaça atrás de si mesmo para que o atirador tenha dificuldades em persegui-lo. Mantenha o extintor e outros objetos afiados que podem ser usados como armas em mãos para proteger-se do atirador; mas não perca tempo procurando por armas ou maneiras de cobrir os seus rastros se isso o atrapalhará ou atrasará a sua fuga.


Método 2 de 5: Esconda-se e crie uma barricada


1
Determine se você deve se esconder e criar uma barricada. Deve-se levar uma questão de segundos para determinar se é melhor correr ou esconder-se. Se o atirador estiver se aproximando rapidamente do cômodo no qual está, então você deve se preparar para se esconder o mais rápido possível. Se tiver tempo, mas não o suficiente para correr, então crie uma barricada e ligue para a polícia (190) antes de se esconder. Se precisar se esconder e houver mais pessoas no recinto com tempo suficiente, então delegue as tarefas:
  • Uma pessoa deve trancar a porta e criar uma barricada.
  • Outra deve ligar para a polícia (190).
  • E outra deve pegar todas as possíveis armas do local.



2
Desligue as luzes. Imediatamente desligue as luzes no cômodo. Isso desorientará o atirador e não ficará tão óbvio que há pessoas no local.




3
Tranque a porta e crie uma barricada. Tranque a porta imediatamente e faça todo o possível para que o atirador tenha dificuldade em entrar. Lembre-se que a maioria dos atiradores tem pouco tempo antes da polícia aparecer, então eles não estão interessados nos locais que apresentam mais resistência para entrar. Tranque a porta e coloque todos os móveis pesados, como mesas e cadeiras, em frente a ela. Se o atirador estiver se aproximando, afaste-se da porta o mais rápido possível para que não seja atingido por uma bala que atravessar a porta ou parede.
  • Se você estiver em um banheiro onde não há tranca, use um cinto ou camiseta para amarrar os trincos metálicos na parte superior da porta que permitem que ela se abra ou feche.
  • Depois que tiver trancado a porta e criado uma barricada, afaste-se de qualquer porta ou janela imediatamente.



4
Ligue para o 190. Se houver como fazer uma ligação, ligue para a polícia o mais rápido possível. Se você usar um telefone fixo ao invés do celular será ainda melhor, pois a polícia pode rastrear a ligação e saber exatamente onde você se encontra.



5
Pegue quaisquer armas que conseguir achar. Observe o espaço no qual está se escondendo e procure qualquer tipo de coisa que possa ser usado como uma arma. Pode ser um grampeador ou tesouras afiadas na mesa do professor, o café quente na cozinha do seu escritório, provetas ou ácidos perigosos (como o ácido sulfúrico) do laboratório de ciências ou qualquer objeto pesado, afiado ou feito de vidro. Segure esse objeto consigo caso o atirador entre no cômodo no qual está.



6
Esconda-se. Depois que tiver se munido com algum objeto, é hora de achar um esconderijo como debaixo da mesa ou cadeira, em closets ou em qualquer outro lugar conveniente. Não importa onde se esconda, mas permaneça rente ao chão para fazer de si mesmo um alvo difícil. Se tiver tempo, desligue o celular para que o som não chame a atenção do atirador.



7
Tente permanecer calmo. Embora isso possa soar praticamente impossível, é crucial que você fique em completo silêncio. Diga às pessoas ao seu redor que chorar ou soluçar só servirá para o atirador saber onde estão. Esteja mentalmente preparado para o fato de que o atirador pode entrar no local e encontrá-lo; nesse caso, não haverá outra saída a não ser lutar.



8
Uma alternativa pode ser se fingir de morto caso não consiga se esconder.Essa técnica só funcionará se os tiros já foram dados e se você estiver em um local onde outras pessoas já levaram tiros e não têm onde se esconder. Então, se o atirador se aproximar, você pode se arriscar e se fingir de morto, na esperança de que ele pensará que você está entre os mortos e passará sem notá-lo de fato. Contudo, esse é um plano bastante arriscado já que ele pode perceber que não está morto por você estar nervoso e com dificuldades de permanecer parado. 



9
Espere. Uma vez que estiver escondido, criado uma barreira e se munido, não há mais o que fazer além de esperar a polícia chegar ou o atirador se aproximar. Quando a polícia chegar, não corra pedindo socorro ou eles podem considerá-lo uma ameaça. Faça exatamente o que os policiais ordenarem, faça-o rapidamente e sem argumentar ou protestar. Seja o mais prestativo possível para as autoridades, diga tudo que sabe.



10
Lembre-se que atacar o atirador deve ser a sua última opção. Você não deve sair do seu esconderijo e atacar o atirador se ele não estiver se aproximando. Você só deve lutar contra ele se tiver certeza que será uma de suas vítimas se não fizer nada.


Método 3 de 5: Ataque o atirador




1
Não tente argumentar ou pedir pela sua vida. Tentar conversar com o atirador, perguntar o que ele está fazendo ou pedir pela sua vida ao falar da sua família já foi provado como não eficaz ao lidar com atiradores. Ele estará em um estado de alvoroço e adrenalina e não conseguirá ouvir a voz da razão, então não perca seu tempo tentando acalmá-lo ou falando com ele – suas chances são bem maiores se escolher lutar.



2
Se houver várias pessoas no local, juntem-se para emboscar o atirador. Se houver um grupo de pessoas e o atirador puder ver todos, então vocês devem tentar atacá-lo todos juntos, machucando-o, jogando objetos e fazendo o máximo possível para desarmá-lo. Você pode não querer lutar contra o atirador se ver que outras pessoas já estão o fazendo, mas lembre-se de que a força em números aumentará mais a sua chance de sobrevivência e a de todos os envolvidos.



3
Ataque o atirador com qualquer arma que conseguir. Use tesouras afiadas, vidro ou qualquer outro objeto afiado ou pesado para atacar o atirador. Até mesmo uma caneta esferográfica ou lápis podem ser perfeitos para acertar os olhos do atirador. Você estará lutando pela sua vida e todos os segundos contam. Não hesite apenas porque ele tem uma arma de fogo e você não.



4
Mire alto. Tente acertar o atirador no rosto, olhos, ombros, pescoço ou braços para que haja mais chances dele soltar a arma. Você deve tentar apunhalar o pescoço ou braços do atirador ou acertá-lo no olho – qualquer coisa que puder fazer para forçá-lo a soltar a arma ou para machucá-lo a fim de que a arma fique a seu alcance.
  • Chute o atirador na virilha. Se não puder acertar o rosto ou a arma, chute-o na virilha. Essa será uma boa forma de desarmá-lo e causar muita dor.


5
Tente não pensar na possibilidade de levar um tiro. Concentre-se em lutar pela sua vida, saiba que a maioria das pessoas que levam um tiro na verdade sobrevivem. Permaneça forte e lute pela sua vida com todas as suas forças ao invés de ficar pensando no pior. Novamente, isso pode soar impossível, mas é o melhor que pode fazer se quiser sobreviver ao tiroteio.



Método 4 de 5: Previna-se ou prepare-se para um tiroteio na escola ou no trabalho



1
Relate quaisquer atividades suspeitas. Mantenha-se alerta e sempre relate qualquer incidente suspeito para as autoridades. Se um colega falar sobre matar pessoas ou ameaçar levar uma faca ou arma para a escola ou trabalho, informe um professor ou um oficial da lei. Com isso, você pode impedir um desastre. A maioria dos atiradores gostam de se gabar falando dos seus planos, não leve esse comportamento na brincadeira ou como uma piada e relate-o imediatamente.



2
Esteja ciente dos procedimentos de segurança. Todas as escolas e escritórios têm algum tipo de procedimento de segurança que estipula como as portas devem ser trancadas, onde as pessoas devem se esconder e como as autoridades devem ser chamadas, por isso, se você deseja estar preparado para esse tipo de situação, familiarize-se com os procedimentos do seu local de trabalho e/ou estudo. Infelizmente, pode ser complicado seguir os protocolos à risca em tiroteios, mas conhecê-los pode ajudar a saber qual é a melhor reação ou tática a seguir.




3
Esteja preparado para um tiroteio. Você não deve levar uma arma branca ou qualquer tipo de arma para a escola ou trabalho a fim de proteger-se no caso de um tiroteio, mas se realmente deseja estar preparado, então você pode fazer aulas de defesa pessoal ou outro tipo de luta que o ensine a se defender e atacar um atirador. Saber alguns truques de luta pode ajudá-lo a sentir-se mais confiante caso não tenha outra opção a não ser atacar o atirador.


Método 5 de 5: Quando os serviços de emergência chegarem



1
Espere pela polícia ou serviço de emergência avaliar a situação. Não revele a sua posição ou corra para as autoridades. Essa ação pode criar confusão e os policiais podem atirar em você por considerá-lo uma ameaça. Espere pacientemente pela equipe de resgate ter a situação sob controle.
  • Se estiver ferido, espere pelos paramédicos ou bombeiros, para que eles possam levá-lo para um hospital.



2
Ouça as instruções da polícia ou dos militares. Quando estiver saindo do prédio, um policial ou soldado irá escoltá-lo até a saída.



3
Saia da área o mais rápido possível, se for viável.


DICAS

  • Não ataque o atirador se ele disser que pode vê-lo. A menos que ele esteja olhando diretamente para você, ele provavelmente estará mentindo.
  • Procure ajuda psicológica se o evento tiver causado muito sofrimento para você.
  • Se estiver na mesma área do atirador, procure abrigo rapidamente. Se o atirador começar a atirar, procure se abrigar atrás de qualquer móvel pesado ou outro obstáculo adequado. Se não houver nada por perto, simplesmente se jogue no chão e deite-se. Dessa forma, você protegerá seus órgãos vitais e se tornará um alvo menor para o atirador. Atirar-se no chão também pode fazer com que o atirador o considere morto; permaneça quieto e parado.
  • Se você conseguir ver o atirador, ele provavelmente pode vê-lo também.
  • Se estiver frente a frente com o atirador, corra em ziguezague. Será mais difícil acertá-lo desse modo.
  • Mantenha a calma.

AVISOS
  • Não deixe o medo de um tiroteio tomar conta da sua vida, isso está fora do seu controle. Simplesmente viva a vida do melhor jeito que puder e saiba o que fazer se um tiroteio ocorrer.
  • Não leve os seus pertences ou se coloque em risco para pegar esses itens. Os objetos pessoais podem ser substituídos, a sua vida não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.