terça-feira, 22 de setembro de 2015

Moro homologa delação de lobista ligado a Dirceu e ao PT

Fernando Moura, segundo a força-tarefa da Lava Jato, seria elo do partido na Diretoria de Serviços da Petrobrás; os investigadores atribuem a ele o papel de ‘operador de propinas que representava os interesses do ex-ministro da Casa Civil na Petrobrás’

Fernando Moura encobriu o rosto no dia de sua prisão. Foto: Gabriela Bilo/Estadão
Fernando Moura encobriu o rosto no dia de sua prisão. Foto: Gabriela Bilo/Estadão
Por Julia Affonso, Ricardo Brandt e Fausto Macedo
O juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato, homologou nesta segunda-feira, 21, a delação premiada do empresário Fernando Antônio Guimarâes Hourneaux de Moura, apontado pela força-tarefa do Ministério Público Federal como lobista ligado ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (Governo Lula) e ao PT. Fernando Moura foi preso, com Dirceu, no dia 3 de agosto, na Operação Pixuleco, 17ª fase da Lava Jato.
O empresário celebrou acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal, no Paraná. Fernando Moura seria um operador de propina que representava os interesses de Dirceu na Petrobrás. Foi ele o responsável por indicar o ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque como cota do PT, no esquema de corrupção na estatal. Duque foi preso na Operação ‘Que País é esse?’.
O nome de Duque, funcionário de carreira da estatal, foi apresentado por Fernando Moura a Silvio Pereira, então indicado por Dirceu para preencher cargos de primeira escalão no governo que se iniciava, em 2003.
Desde então, a relação entre Moura e Dirceu se estreitou. Ficaram amigos. Todos os negócios relativos a Petrobrás que envolviam algum interesse do grupo de Dirceu na estatal passavam por Moura. Era ele o encarregado de fazer a ligação entre a Petrobrás, os operadores e os empresários.

FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/moro-homologa-delacao-de-lobista-ligado-a-dirceu-e-ao-pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.