domingo, 17 de maio de 2015

Juíza e promotora tiram selfie com Fernandinho Beira-Mar, diz notícia falsa


Boato – Durante julgamento em que foi condenado a 120 anos de prisão, Fernandinho Beira-Mar tirou uma selfie com juízes e promotores.
No dia 14 de maio de 2015, o traficante Fernandinho Beira-Mar acabou condenado por mais 120 anos de prisão por causa de uma guerra de facções causada em 2002 quando quatro rivais foram assassinados.
Fernandinho Beira-Mar tira selfie ao lado de juíza e promotora, diz boato
Fernandinho Beira-Mar tira selfie ao lado de juíza e promotora, diz boato
A sentença fez com que Fernandinho Beira-Mar chegasse a 320 anos de prisão. A pena total do traficante fez com que ele encarasse até com certa tranquilidade o último julgamento. Em uma das fotos, ele manda beijo para alguém e está acompanhado de duas mulheres. De acordo com um texto que rolava na internet, elas seriam a juíza e promotora do caso. Leia:
Na madrugada desta quinta-feira (14), um dos grandes absurdos ocorrido no julgamento do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, culpado por liderar uma guerra de facções, em 2002, não foi ter sido condenado a 120 anos de prisão, mas o fato de alguns juízes e promotores que participaram da sentença aceitarem tirar uma selfie com o condenado.
A imagem viralizou na internet e causou revolta. Afinal, seria ético a pessoa que julga e a que acusa tirar foto com a “celebridade” que está sendo julgada? Mas antes que você também “fique revoltado”, saiba que a história, que foi divulgada inicialmente pelo portal amazonense Holanda, não é bem assim.
Primeiro, não foi um selfie. Tecnicamente, um selfie é uma foto tirada por você mesmo. E como é possível notar, nem Fernandinho e nem as mulheres da imagem têm uma câmera ou celular na mão. Neste link, há inclusive o crédito de quem tirou a foto: é de Fernando Souza, da Agência O Dia.
A segunda informação falsa é que elas seriam juíza e promotora do caso. Na realidade, é um juiz que avalia o caso. Essa matéria do Terra aponta que se chama Fábio Uchôa. Na mesma matéria, é descrito que as advogadas Cecília Gomes e Amanda Vanderlei (irmã de Fernandinho) estavam no julgamento. E é elas que estão nas imagens.
Posteriormente, até o próprio Portal Holanda assumiu o erro e compartilhou a informação certo. Mas caso você só tenha visto a primeira versão, a gente atesta por aqui. Tudo não passa de boato.

Fonte: Boato.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.