terça-feira, 26 de agosto de 2014

Em debate, Agnelo e Arruda trocam acusações ao falar sobre caos na saúde do DF

Candidatos subiram o tom no segundo debate eleitoral do DF

Candidatos ao governo do DF participam do segundo debate das eleições 2014Myrcia Hessen, do R7
Os candidatos ao governo do Distrito Federal participaram nesta segunda-feira (25) do segundo debate promovido nas eleições deste ano. Bem mais quente que o primeiro, logo na primeira rodada do debate, o candidato José Roberto Arruda (PR) criticou gestão da saúde pública do atual governador do DF, Agnelo Queiroz (PT) e questionou: o senhor [Agnelo] reconhece que não resolveu os problemas de saúde do DF?
— Vimos um doente sendo arrastado, uma cena triste. Faltam remédios, inclusive insulina aos diabéticos.
Em resposta, Agnelo disse, em tom mais agressivo que o seu habitual, que recebeu de Arruda uma “saúde em ruínas”. Segundo ele, o Hospital da Ceilândia estava fechado por contaminação de piolhos de pombo, o Hospital de base “parecia um campo de concentração” e foi preciso de muito investimento para mudar essa realidade.
— Sou o governador que mais investe em saúde no Brasil. Essa rede pública é a que faz o maior número de transplantes do país, quando assumi nem credenciados éramos para fazer transplante. Hoje, a saúde está muito diferente do caos em que se encontrava quando eu assumi.
Na réplica, Arruda disse que esse sistema de saúde anunciado por Agnelo “só existe na propaganda de governo” e que ele tenta colocar a culpa em governos anteriores, mesmo tendo ficado quatro anos à frente do Governo do Distrito Federal.
— Falta gestão, falta comando. O que eu proponho é uma gestão eficiente, de tal maneira que o cidadão humilde chegue no hospital e tenha médico. Eu fiz o hospital de Santa Maria e pretendo fazer outros.
Na tréplica, Agnelo rebateu chamando Arruda de “mentiroso” e afirmou que, assim que assumiu o governo, o MPF (Ministério Público Eleitoral) quis fechar o hospital de Santa Maria por conta das irregularidade do processo licitatório e que seu concorrente “abandonou a saúde”.
— É a velha maneira de fazer política do Arruda, política da inverdade. O hospital de Santa Maria, eu que não aceitei fechar. Ele [Arruda] abandonou a saúde. Hoje, temos 437 leitos de UTI, temos o hospital da criança, mais 9 UPAS e ainda vou fazer muito.
Ainda no primeiro bloco, o candidato do Toninho do PSOL afirmou que Arruda falta com a verdade ao dizer que sofreu um “golpe” em 2009, quando foi preso e condenado acusado de ter participado do chamado Mensalão do DEM, quadrilha que comprava votos na CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) para favorecimento próprio. Segundo Toninho, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) chegou proibir Arruda de dizer que foi vítima. Neste momento, Arruda demonstrou irritação e disse que, quando faz campanha pelas ruas, várias pessoas criticam seu adversário por esta postura de ataque.
— Toninho, eu ando pelas ruas e muitas pessoas me dizem assim: ‘será que esse Toninho não tem proposta?’. Você [Toninho] usa todo seu tempo para me atacar. No site www.golpede2009.com.br tem todos os dados, todas as provas que mostram um golpe para interromper meu governo. Inclusive sua mulher, Maninha, ganhou recurso por terem chamado ela de Ficha Suja – mas não quero discutir isso. Não estou aqui para ofender ninguém, quero usar meu tempo para fazer propostas e discutir o futuro de Brasília.
Toninho subiu ainda mais o tom e chamou seu concorrente de “dissimulado”, já que as imagens captadas de Arruda não deixam dúvidas de que ele é, de fato, Ficha Suja.
—Vou falar como psicólogo, acho que você tem perfil de dissimulação. As imagens não deixam dúvidas sobre o que você fez contra o povo do DF. Minha esposa Maninha é ficha limpa, me dá orgulho. Ela sempre defendeu a ética, jamais faria o que você fez quando foi governador.
O debate desta segunda-feira (25) foi promovido pelo SBT Brasília, em parceria com o portal UOL e o jornal Folha de S. Paulo.

FONTE: http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/distrito-federal/em-debate-agnelo-e-arruda-trocam-acusacoes-ao-falar-sobre-caos-na-saude-do-df-25082014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.