quarta-feira, 23 de julho de 2014

Veja como é o perfil dos candidatos que irão disputar as eleições


Dados divulgados pelo TSE mostram um aumento no número de candidatos em relação a 2010 e permitem conhecer o "concorrente médio": ele é homem, petista, empresário e quer ser deputado estadual

Dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitem ver algumas características do “candidato médio” que se inscreveu para participar da disputa de outubro. Ele é homem (70,3% do total em todos os cargos), declara ter ensino superior completo (45,8%), e tem entre 45 e 49 anos (é a faixa etária mais comum, representada por 17% dos concorrentes), embora a idade avance um pouco nos cargos majoritários, como os de senador.

O cargo com o maior número de candidatos é o de deputado estadual, que será disputado por pouco mais de 65% dos postulantes, ou 16.246 pessoas. O hipotético “candidato médio” é empresário, ocupação declarada por 9,3%. Em seguida, aparecem outras profissões tradicionais entre os políticos, como a de advogado (5,5% do total), servidor público e professor. Curiosamente, 1.067 concorrentes, ou 4,2% do total, disseram ser “deputados”, como se o cargo fosse uma profissão. Outros 1.050 candidatos adotaram vereador como profissão. A disponibilização dos dados dos 24.917 candidatos na internet foi realizada pela Justiça Eleitoral brasileira na tarde de ontem.

A quantidade de candidatos é a primeira surpresa: o número é 10,5% maior do que o de 2010, quando 22.538 cidadãos disputaram as eleições gerais. Nunca antes tanta gente quis conquistar um cargo eletivo, mesmo que eles, os políticos, tenham saído com a imagem mais arranhada do que nunca dos protestos de junho passado.

Outra mudança significativa diz respeito aos partidos. Em 2010, o campeão em número de candidatos foi o Partido Verde, que então abrigava a candidatura à Presidência da ex-senadora Marina Silva. Agora, em 2014, os petistas serão maioria entre os candidatos aos diversos cargos em disputa. Já o PSB, partido pelo qual Marina concorre à Vice-Presidência este ano, saltou do quinto para o segundo lugar em número de candidatos.


fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2014/07/23/interna_politica,438683/veja-como-e-o-perfil-dos-candidatos-que-irao-disputar-as-eleicoes.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.