segunda-feira, 21 de julho de 2014

MP: Levantamento parcial contesta 1.850 candidaturas no País


Número de candidatos com chances de serem impedidos de se eleger deve aumentar, já que SP não está incluso no balanço.

Os números ainda são parciais, mas levantamento do Ministério Público Federal sobre a análise de candidaturas para as eleições 2014 feito pela Procuradoria Geral Eleitoral e por 26 Procuradorias Regionais Eleitorais já contestou 1.850 nomes até a última sexta-feira (18). No total, foram analisados 20 mil pedidos de registro no País.

As contestações - ou impugnações, como são chamadas pelo MP -, embasadas em irregularidades que podem impedir as candidaturas, serão agora analisadas pela Justiça Eleitoral. Boa parte delas têm relação com a chamada Lei da Ficha Limpa: um total de 367 casos...

O número, no entanto, é pequeno, segundo expectativa do MP. Isso porque ainda não foram incluídos todos os Estados na análise, o que inclui São Paulo, maior colégio eleitoral do País, onde 1.150 pessoas foram apresentadas por partidos e coligações, na última segund-feira (14).

O prazo para candidatos contestarem as impugnações é de sete dias. Quem analise os pedidos é a Justiça Eleitoral, que pode deferir ou não os registros. Aqueles que forem impedidos por ela a participarem do pleito ainda podem recorrer da decisão e continuar com a campanha enquanto não houver a confirmação do cancelamento do registro. Caso o indeferimento ocorra após a eleição e diplomação do candidato, seu diploma será declarado como nulo.
Fonte: iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.