quarta-feira, 25 de junho de 2014

STJ suspende julgamento do ex-governador José Roberto Arruda por improbidade

Defesa alega que suspeição do juiz da primeira instância deve ser analisada antes

José Roberto Arruda, ex-governador do DF, é acusado de improbidade administrativaWilson Dias/ABr
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu o julgamento do ex-governador do Distrito Federal previsto para esta quarta-feira (25), em segunda instância. A corte decidiu aguardar o resultado de um recurso que pede o afastamento do juiz Álvaro Ciarlini. Ele condenou Arruda por improbidade administrativa, em primeira instância, no TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal).
De acordo com o STJ, o processo fica suspenso até o julgamento final da medida cautelar ou do recurso especial ao qual a liminar se refere. 
Segundo o advogado de José Roberto Arruda, Gustavo de Castro Afonso, a defesa pediu a suspensão da sessão porque afirma ter que aguardar o julgamento sobre a suspeição do juiz que condenou Arruda em primeira instância. O advogado explica que o juiz Álvaro Ciarlini estaria impedido de atuar no processo contra Arruda porque já teria atuado em processo semelhante.
Esta é uma manobra da defesa para adiar o julgamento de Arruda já que, se fosse considerado culpado na sessão desta quarta-feira (25), ele ficaria inelegível  - apesar de o ex-governador do DF ainda não revelar se vai se disputar o Palácio do Buriti em outubro. 
José Roberto Arruda
O ex-governador Arruda se manteve longe dos holofotes após ter saído da prisão e de ter o mandato cassado devido a sua desfiliação do DEM. O ex-governador chegou a sair de Brasília (DF) e morou em São Paulo por um tempo.  
Em 2013, voltou ao noticiário como possível candidato ao Palácio do Buriti nas eleições deste ano. Em outubro de 2013 filiou-se ao PR e chegou a participar de reuniões de articulação de chapa que seria montada com membros da família do ex-governador Joaquim Roriz. 
No entanto, no último dia 3 de junho, a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), que tinha sido anunciada como pré-candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Arruda, desistiu da aliança para as eleições de outubro. Até o momento, Arruda ainda não oficializou a candidatura ao Palácio do Buriti.

FONTE: http://noticias.r7.com/distrito-federal/stj-suspende-julgamento-do-ex-governador-jose-roberto-arruda-por-improbidade-24062014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.