domingo, 22 de junho de 2014

Le Monde destaca 'milagre brasileiro' no bom funcionamento da Copa do Mundo


Le Monde escreve sobre improviso à brasileira



Reportagem do jornal francês “Le Monde” classifica como “milagre brasileiro” o bom funcionamento da Copa do Mundo mesmo após expectativa de caos nos estádios, no transporte público e nas ruas, devido às manifestações de movimentos sociais. "O improviso à brasileira se revela à altura do evento", diz o título.
“Todas as preocupações parecem ter desaparecido com os primeiros acordes da cerimônia de abertura (...) Depois de uma semana de competição, parece que a catástrofe não ocorreu”, explica o texto (leia a reportagem original, em francês).
Os jornalistas citam que alguns problemas podem ser encontrados, como acabamentos não finalizados nos estádios ou dificuldades para captar sinal de celular. No entanto, eles dizem que um sorriso, seguido de um “bem-vindo”, em português, compensam qualquer vacilo. "O Brasil organiza o Mundial à sua maneira, confuso e amigável, descontraído e acolhedor", diz o jornal.
Em outra reportagem, quatro jornalistas, dois deles correspondentes da publicação no Brasil, explicam como a população de Ribeirão Preto (SP), cidade que abriga os jogadores da França, é apaixonada pela seleção. “Onde quer que vá, [o jogador] Karim Benzema é aclamado. Mas os brasileiros também aplaudem os outros calorosamente”, diz o texto (leia a reportagem original, em francês).

A reportagem cita ainda a ligação de Ribeirão Preto com a França, graças aos irmãos ex-atletas Sócrates e Raí (este último competiu pelo Paris Saint-Germain na década de 1990), que moraram na cidade do interior paulista por muito tempo. "A sombra de Sócrates ainda flutua no Pinguim, o bar o "doutor", como era apelidado, tomava cerveja", diz o Le Monde.O texto aproveita também para mostrar que em outras cidades do país, como Manaus e Salvador, os brasileiros tentam conversar com os franceses misturando palavras do idioma com o português “em sinal de boa vontade e cortesia”.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/blog/brasil-visto-de-fora/1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.