sábado, 28 de junho de 2014

Jogo embolado na formação das chapas para as eleições


palacio-do-buriti1 (1)

Enquanto a audiência está toda concentrada na Copa do Mundo, um jogo político intenso tem sido travado nos bastidores. Desde que uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) indiretamente garantiu a permanência do ex-governador José Roberto Arruda (PR) na disputa ao Palácio do Buriti, as cúpulas dos partidos entraram em campo para formar os times que vão se enfrentar nas próximas eleições.
A uma semana do prazo final para registro das candidaturas, o jogo permanece embolado na formação de alianças de oposição ao governador Agnelo Queiroz (PT). As principais decisões ficarão para a última hora, depois de uma frenética negociação que envolve estruturas para a campanha e a montagem de chapas que garantam a eleição de bancadas de deputado distrital e federal.
Com tantas dúvidas, ainda há incertezas até mesmo quanto ao número de candidatos que vão se apresentar para o governo. Falta definir os vices de José Roberto Arruda (PR), de Rodrigo Rollemberg (PSB), de Luiz Pitiman (PSDB) e confirmar a permanência da deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS) na corrida ao Palácio do Buriti. Na tarde de ontem, o presidente regional do PRTB, Luiz Estevão, estava reunido com interlocutores do ex-governador Joaquim Roriz, filiado ao partido do empresário. Um dos nomes cotados para a vice do grupo é a deputada Jaqueline Roriz (PMN). Na última terça-feira, o ministro Benedito Lira, do STJ, concedeu uma liminar que suspendeu o julgamento em segunda instância de um processo relacionado à Operação Caixa de Pandora. A decisão garante a elegibilidade de Arruda e de Jaqueline Roriz, que responde no mesmo caso.
A definição sobre quem estará na chapa de Arruda deve ser anunciada no próximo domingo, quando o PR fará a convenção regional no estádio Serejinho, em Taguatinga, com o PMN de Jaqueline, além do PTB e o DEM. Outros políticos foram sondados para a vice. É o caso dos presidentes do DEM, Alberto Fraga, e do PSD, Rogério Rosso. Os dois, no entanto, estão na disputa a uma vaga de deputado federal.
Um dos nomes que surgiram como potenciais vices de Arruda, o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) garante que está fora das conversas políticas. “Não estou sabendo de nada. Estou igual a marido traído”, brinca. O ex-deputado conta que nem decidiu ainda se deverá concorrer a algum cargo nas próximas eleições. Eliana Pedrosa também aparece como provável candidata na chapa de Arruda. Eduardo Pedrosa, irmão da distrital, garante, no entanto, que ela ainda está no páreo para o Buriti. “Estamos conversando com muitos partidos”, desconversa.
Rosso, por sua vez, tende a fechar com o grupo liderado pelo senador Rodrigo Rollemberg, que tem o deputado José Antônio Reguffe (PDT) como candidato ao Senado. A aliança deve contar também com a participação do Solidariedade, presidido no DF pelo ex-deputado Augusto Carvalho. A decisão deve ser confirmada até amanhã. Nesse caso, o PSD deverá indicar o vice de Rollemberg. Uma eventual eleição ao Executivo do candidato do PSB daria ao PSD também um representante no Senado, uma vez que o primeiro suplente de Rollemberg, Hélio José, está filiado à legenda de Rosso.
Deputados
A dúvida, no entanto, está relacionada à formação das chapas para eleição de deputados distritais e federais. O compromisso do PSD no Distrito Federal com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, é a eleição para a Câmara dos Deputados. A bancada federal interessa para a formação do tempo de televisão e do repasse de fundo partidário nas futuras eleições. Por isso, Rosso obteve total liberdade para as negociações, desde que o objetivo de Kassab seja atendido. O partido foi procurado também pelo PT na onda da convenção nacional que aprovou, na última quarta-feira, o apoio à candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição.
No PSDB, há decisões importantes a serem tomadas. O presidenciável tucano, Aécio Neves, tem insistido em candidatura própria da legenda no Distrito Federal. Pitiman deve ser confirmado concorrente na convenção de amanhã do PSDB. O vice pode sair do próprio partido ou do PPS se houver um acordo com Eliana Pedrosa. Fraga, no entanto, assegura que já fechou um acordo com a distrital para uma coligação proporcional. Não está descartado também que a distrital dispute o Senado ou até mesmo a Câmara dos Deputados. Ela só não deve concorrer a novo mandato na Câmara Legislativa.
Próximas convenções
Solidariedade
Hoje, às 19h, no Hotel Imperial, no Setor Hoteleiro Sul
PRTB
Hoje, às 15h, Na sede da Legião da Boa Vontade (LBV)
PSDB
Amanhã, às 9h, no Crea, 901 Sul
PPS
Amanhã, às 9h, no auditório da Câmara Legislativa
PT
Domingo, às 9h, na Praça do Trabalhador, em Ceilândia
PMDB
Domingo, às 8h, na LBV, na 915 Sul
PR, DEM, PTB, PR, PMN
Domingo, às 9h, no ginásio Serejinho, em Taguatinga


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.