quarta-feira, 28 de maio de 2014

PASQUIM DA SEGURANÇA: Ministro da AGU diz que União não vai permitir greves ilegais na Copa

Luís Inácio Adams afirmou que governo pedirá indenização caso setores ligados à segurança pública promovam manifestações



De acordo com ministro da AGU, greve é um direito de todos, mas é preciso ter “limites”
Foto: Givaldo Barbosa / O Globo
De acordo com ministro da AGU, greve é um direito de todos, mas é preciso ter “limites” Givaldo Barbosa / O Globo
BRASÍLIA - O ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, em visita ao Senado, disse nesta quarta-feira que a União tem a responsabilidade de garantir a segurança durante a Copa do Mundo. Ele ressaltou ainda que vai pedir indenização caso setores ligados ao policiamento, insistam em promover manifestações. Adams disse que "greve ilegal não pode acontecer" e que o governo vai intervir quando ocorrerem problemas envolvendo a Polícia Federal, Polícias Militares e Civis dos estados.
- A questão de segurança é da União. O país tem a responsabilidade de prover a segurança. Quem praticou essa ilegalidade deverá ser coibido pelo Judiciário e deverá ser responsabilizado financeiramente. É um dos compromissos que o Brasil assumiu com a Fifa, para garantir a segurança do evento. A Polícia Federal, as Polícias Civis e as Polícias Militares são áreas em que, por serem focadas na área de segurança, têm sua atividade de greve proibida, e, no contexto da Copa, requerem a intervenção da União para garantir a segurança do evento - disse Adams.
O ministro da AGU disse que a greve é um direito, mas ressaltou que há "limites".
- Vamos fazer (como fizemos em Pernambuco). Greve ilegal não pode acontecer. A greve é um direito, mas é um direito limitado, como todos os direitos são. Você não pode patrocinar greves contrárias à Constituição. Se você o faz, você está dolosamente contra lei, e tem que indenizar o Estado e a sociedade pelos ônus - disse ele.
Já sobre as greves de ônibus que vem acontecendo em todo país, Adams salientou que isso é um problema da esfera municipal.





 FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/ministro-da-agu-diz-que-uniao-nao-vai-permitir-greves-ilegais-na-copa-12637490#ixzz333zx5S8k 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.