quarta-feira, 28 de maio de 2014

Contra a Copa: Manifestação termina em confronto próximo ao Mané Garrincha


Um policial foi atingido por uma flecha na perna; duas pessoas foram detidas.

A dezesseis dias da Copa do Mundo, uma manifestação contra os jogos nesta terça-feira, 27, em Brasília, reuniu cerca de 2,5 mil pessoas, parou o trânsito na capital federal e resultou em confronto direto de índios e sem-teto contra policiais. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas e uma flecha atingiu a perna de um policial montado em um cavalo. Duas pessoas foram presas.

Organizada pelo Comitê Popular da Copa DF, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e Juntos, a manifestação começou de forma pacífica na rodoviária da cidade com pautas que envolviam temas como moradia, justiça, saúde, educação e transporte.

Lá, os líderes do movimento improvisaram um tribunal, no qual a Fifa foi julgada e condenada pelos crimes cometidos no Brasil, segundo eles...

Durante o julgamento, um grupo de indígenas que estava na Esplanada dos Ministérios se juntou ao movimento na rodoviária e endossou o coro das palavras de ordem entoadas contra o Mundial no País. Ao som de "o dinheiro da Copa não é para mim, eu vou para a rua sim" e "Copa sem povo, estou na rua de novo", o grupo seguiu a pé rumo ao estádio Mané Garrincha por volta das 17 horas, local onde está exposta a taça da Copa do Mundo.

Por causa do grande fluxo de pessoas, a polícia militar do DF fechou todas as seis faixas da via N1, que dá acesso ao estádio e Palácio do Buriti, o que causou muita confusão entre os carros. O trânsito ficou parado no trecho que vai da Esplanada até a Torre de Televisão por cerca de uma hora. Durante todo o trajeto, os movimentos sociais exigiram a expulsão da Fifa do Brasil.

Flechada e bombas. A polícia militar acompanhou os manifestantes durante todo o caminho. Cerca de 100 metros antes da entrada do estádio, 15 homens da cavalaria da Tropa de Choque fizeram um cordão de isolamento para impedir a chegada do grupo ao local. À frente dos protestos, os indígenas não se intimidaram e partiram para cima dos policiais, atirando pedaços de pau e flechas. Um cabo da PM foi atingido por uma flechada na perna e reagiu com bombas de gás.

Acuados, os manifestantes se dispersaram pelo gramado que dá acesso ao estacionamento do estádio. Preocupados com a segurança da taça, os organizadores do tour optaram por retirar o troféu do Mané Garrincha e cancelar as visitas agendadas para o restante do dia. Segundo a empresa responsável pelo evento, a visitação continuará amanhã.

Irritados pela ação policial, alguns manifestantes esconderam os rostos com camisas e passaram a atirar pedras contra os policias do batalhão de choque, que respondeu com mais bombas de gás e efeito moral. Uma viatura dos bombeiros, que fazia o socorro ao policial ferido, foi alvo da ira dos presentes, que subiram no veículo e jogaram pedras e pedaços de madeira que encontravam pelo caminho.

De acordo com o coronel Jailson Ferreira Braz, responsável pela operação no local, os policiais reagiram após terem sido agredidos. "Fizemos o necessário para garantir o restabelecimento da ordem. O protesto seguia de forma pacífica até que um dos nossos cabos foi alvejado na perna. Revidamos dentro do uso progressivo da força", explicou. A PM informou que 500 homens e cerca de 80 viaturas foram utilizadas para garantir a segurança da população. Durante a operação, duas pessoas foram presas.

O índio Lindomar Terena questiona a versão dada pela polícia: "Só queríamos chegar perto da taça e fazer um ato simbólico com nossos rituais. Essa é uma justificativa que encontraram para legitimar o uso da força e brutalidade contra todos nós", rebateu. A cidade deverá passar por novos momentos de tensão na sexta-feira, 30, quando outro protesto contra a Copa está marcado pela internet e já conta com quase três mil confirmados.
Fonte: JORGE MACEDO - O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.