sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Reino Unido espionou webcams de milhões usuários do Yahoo!

Segundo o jornal britânico "The Guardian", milhões de imagens foram extraídas dos computadores de pessoas que não eram suspeitas de qualquer delito



REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE
Uma nova denúncia publicada nesta sexta-feira (28) pelo jornal britânico The Guardian deixou milhões de usuários do Yahoo! de todo o mundo preocupados. Documentos secretos revelados à publicação pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowdem mostram que a agência de espionagem britânica (GCHQ, na sigla em inglês)  interceptou e armazenou imagens de webcams de mais de 1,8 milhões de internautas em 2008. 
Segundo a publicação, milhões de imagens foram extraídas das webcams de computadores de pessoas que não eram suspeitas de qualquer delito. Elas eram coletadas por meio de um programa de informática específico do centro de escutas britânico, chamado "Nervo Ótico." Especializado em reconhecimento facial, o programa começou a ser usado em 2008 e seguiu ativo até 2012. Ele não armazenava vídeos inteiros, apenas trechos. As imagens coletadas dos rostos de usuários aleatórios entravam para o banco de dados da GCHQ, consultado pela agência para identificar possíveis alvos, como suspeitos de terrorismo e ladrões. Maioria dos conteúdos extraídos continha cenas de pornografia, clipes de filmes e gravações de momentos em família. Ainda de acordo com Snowden, a  espionagem foi feita em cooperação com a NSA.
O Yahoo!, o segundo maior servidor de e-mail do mundo (depois do Gmail), reagiu às denúncias com indignação. A empresa afirma que não sabia que era alvo da espionagem britânica e americana, e condenou a prática. Tanto a GCHQ  como a NSA decidiram não se pronunciar sobre a reportagem.
A denúncia que veio à tona nesta sexta-feira (28) faz parte de uma série de revelações vazadas por Snowden sobre as atividades de inteligência praticadas pela NSA. O vazamento de detalhes sobre a espionagem americana em massa a milhões de cidadãos, empresas e governos provocou um escândalo diplomático de proporções globais.
No final de julho, com a colaboração do jornalista americano Glenn Greenwald, a quem Snowden repassou os documentos sigilosos, ÉPOCA revelou com exclusividade arquivos que mostram que a NSA espionou oito membros do Conselho de Segurança da ONU, no caso das sanções contra o Irã, em 2010. Em seguida, ÉPOCA teve acesso a uma carta ultrassecreta em que o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon Jr., agradece o diretor da NSA, general Keith Alexander, pelas “excepcionais” informações obtidas numa ação de vigilância de outros países do continente, antes e depois da 5ª Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, em abril de 2009. Shannon celebra, no documento, como o trabalho da NSA permitiu que os EUA tivessem conhecimento do que fariam na reunião os representantes de outros países.
Essas e outras revelações levaram líderes de países como o Brasil, Alemanha e França a cobrarem publicamente um posicionamento de Obama. Curiosamente, o Reino Unidos também condenou a prática de espionagem americana e cobrou explicações do governo dos EUA.

FONTE: http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/02/reino-unido-bespionou-webcamsb-de-milhoes-usuarios-do-yahoo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.