terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Professores da rede estadual fazem paralisação e ato no Centro do Rio


Docentes interditavam a Avenida Rio Branco na tarde desta segunda (24).
Eles pedem que um terço da jornada seja para atividades extraclasse.


Policiais militares usam óculos para filmar professores durante passeata no Rio. (Foto: Fábio Guimarães/Extra/Agência O Globo)Policiais militares usam óculos para filmar professores durante passeata no Rio. (Foto: Fábio Guimarães/Extra/Agência O Globo)
Um protesto do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educaçao (Sepe) interditou por cerca de duas horas a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, a partir das 16h desta segunda-feira (24). Funcionários da rede municipal e estadual reivindicam que um terço da jornada de trabalho seja destinada para atividades extraclasse, o que é lei, segundo a categoria. Os professores realizaram paralisação nesta segunda. De acordo com a Polícia Militar, 150 pessoas participaram do ato.

Para filmar a manifestação, alguns PMs utilizaram óculos com microcâmeras acopladas. O objetivo, segundo a corporação, é garantir a isenção nas abordagens policiais e ter arquivos de imagens que contribuam para possíveis investigações.
Policiais militares usam óculos para filmar professores durante passeata no Rio. (Foto: Glaucon Fernandes/Eleven/Estadão Conteúdo)Policiais militares usam óculos para filmar ato (Foto:
Glaucon Fernandes/Eleven/Estadão Conteúdo)
A coordenadora geral do Sepe, Marta Moraes, disse que a função da paralisação é "pressionar o estado e o município". "A gente precisa desse planejamento extraclasse para corrigir provas, planejar a aula."
O Sepe aguarda uma reunião entre a prefeitura e governo com os grupos de trabalho, organizados após os protestos pela melhoria dos planos de cargos e salários em 2013, para adotar novas medidas. Uma assembleia foi marcada para o dia 15 de março e uma nova greve não esta descartada.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) disse que lamenta a paralisação marcada pelo sindicato para esta , apenas 20 dias depois do início do ano letivo.
Segundo a Seeduc, 135 servidores, de um total de 91 mil, faltaram ao trabalho. A nota afirmava que a greve é inoportuna, já que os sindicatos estão em negociação com a secretaria. Inclusive, no último dia 13, o  secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, recebeu representantes da União dos Professores Públicos do Estado (Uppes) e do Sepe que compõem o Grupo de Trabalho, formado a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), para dar continuidade aos debates sobre as principais reivindicações. Os maiores prejudicados com uma paralisação nesse momento são os alunos da rede pública.
Este é o primeiro protesto do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educaçao (Sepe) em 2014, após uma série de atos em 2013.
Professores da rede estadual fazem paralisação e ato no Centro do Rio. Docentes interditavam a Avenida Rio Branco na tarde desta segunda (24). (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)Professores da rede estadual fazem paralisação e ato no Centro do Rio. Docentes interditavam a Avenida Rio Branco na tarde desta segunda (24). (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)

FONTE:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/02/professores-da-rede-estadual-fazem-paralisacao-e-ato-no-centro-do-rio.htm
l

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.