quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Motim em penitenciária de Pernambuco deixa dois mortos


Com capacidade para 650 pessoas, a unidade abriga 1.870 presos; doze líderes de facções criminosas já foram identificados

Policiais controlam os detentos após uma rebelião na Penitenciária AgroIndustrial em Itamaracá, Pernambuco
Policiais controlam os detentos após uma rebelião na Penitenciária AgroIndustrial em Itamaracá, Pernambuco (Diego Nigro/JC/AE)
Dois detentos morreram e pelo menos oito ficaram feridos em um motim que aconteceu na manhã desta quinta-feira na Penitenciária Agroindustrial São João, na ilha de Itamaracá, em Pernambuco. O tumulto começou por volta das 7h30 da manhã em um dos pavilhões. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado para controlar a confusão. Os policiais usaram bombas de efeito moral e balas de borrachas para conter a rebelião. 
Colchões foram queimados, móveis destruídos e presidiários subiram no telhado da unidade. Dois detentos que ficaram feridos em estado grave chegaram a ser levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade vizinha de Igarassu, porém não resistiram aos ferimentos.
Uma das causas do motim foi insatisfação com a má qualidade da comida, segundo o jornal O Globo. Além disso, detentos reivindicavam ainda a troca da direção atual da unidade, comandada por Ricardo Pereira. Outro fator agravante é a superlotação da penitenciária que, mesmo com capacidade máxima para 650 detentos, abriga atualmente 1.870. Após o motim, autoridades identificaram doze líderes de facções criminosas e solicitaram a transferência dos presos. 

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/motim-em-penitenciaria-de-pernambuco-deixa-dois-mortos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.