quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Incêndio deixa 7 bombeiros e 2 socorristas mortos em Buenos Aires



Vista aérea do galpão que pegou fogo e desabou em Barracas, sul de Buenos Aires, em 5 de fevereiro de 2014. Foto: AFP/Nicolas Garcia
Vista aérea do galpão que pegou fogo e desabou em Barracas, sul de Buenos Aires, em 5 de fevereiro de 2014. Foto: AFP/Nicolas Garcia
Sete bombeiros e dois socorristas morreram nesta quarta-feira no desabamento de uma parede no depósito em que tentavam apagar um incêndio na capital argentina, informou o secretário de Segurança Sergio Berni.

A parede caiu quando um grupo de bombeiros tentava abrir com uma serra elétrica um buraco em um portão de ferro para poder entrar no depósito de arquivos bancários que estava em chamas, de acordo com testemunhos dos moradores do bairro de Barracas, sul de Buenos Aires.

Em declarações à imprensa na frente do depósito, Berni declarou que as vítimas fatais são seis bombeiros da Polícia Federal, um bombeiro voluntário e dois integrantes da Guarda Civil.

Além dos mortos, o incêndio deixou sete pessoas gravemente feridas.

"Até agora, não há denúncia de pessoas desaparecidas", disse Berni aos jornalistas no local do incêndio, ainda sem controle após sete horas de trabalho dos bombeiros.

O secretário informou que, do total de oito feridos, três bombeiros deixaram a clínica por ordem médica, e os demais continuavam internados com politraumatismos.

O governo de Cristina Kirchner e a prefeitura de Buenos Aires decretaram dois dias de luto pelas mortes.

"Ao chegar, encontramos muitos corpos sob os escombros, com politraumatismos gravíssimos. Infelizmente, a maioria morreu no local. Tentamos tirá-los, mas foi impossível", contou Alberto Crescenti, titular do Sistema de Atenção Médica de Emergências (Same) da Capital.

Os bombeiros haviam tentado entrar no local para apagar as labaredas do incêndio deflagrado nesta quarta de manhã, apesar dos muros de pelo menos sete metros de altura que ameaçavam desabar.

Segundo Berni, o desabamento "tomou o grupo de surpresa. Foi totalmente inesperado".

Outras três paredes também desabaram durante as operações de resgate, mas sem fazer novas vítimas.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O prédio sinistrado, que abrigava o depósito da empresa americana Iron Mountain, datava do século XIX.

"É um trágico episódio e estamos profundamente tristes com as mortes dos corajosos socorristas que foram os primeiros a responder e que chegaram rapidamente para salvar nossas instalações", disse a empresa em um comunicado divulgado on-line.

De acordo com a companhia, "todos os funcionários da Iron Mountain estão sãos e salvos".

FONTE: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/mundo/2014/02/05/interna_mundo,488017/incendio-deixa-7-bombeiros-e-2-socorristas-mortos-em-buenos-aires.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.