sábado, 1 de fevereiro de 2014

Governador diz que vai garantir a segurança no Distrito Federal


Agnelo Queiroz criticou policiais militares que aderiram à Operação Tartaruga

Governador concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feiraReprodução / TV Record Brasília
O governador Agnelo Queiroz afirmou nesta sexta-feira (31) que vai tomar atitudes para garantir a segurança do Distrito Federal. Ele se refere à Operação Tartaruga da Polícia Militar que, como forma de protesto, trabalha em ritmo lento.   
— Eu não vou admitir em hipótese alguma que meia dúzia de pessoas, com atitudes inclusive covardes, possa desmoralizar a Polícia Militar do Distrito Federal.  Discutir as reivindicações e tratar a democracia é que o nós estamos fazendo. Não têm direito de colocar a vida das pessoas em risco.   
Agnelo declarou ainda que confia nos comandantes da PM.   
— A população não pode confundir toda a Polícia Militar com gestos abomináveis , como alguns de gente covarde comemorando a morte de inocentes. Não podemos admitir isso em hipótese alguma.
Mesmo com a onda de violência no Distrito Federal, um dos líderes dos policiais militares afirma que a Operação Tartaruga, realizada pela PM, está sendo um sucesso. Durante entrevista ao Balanço Geral DF, nesta quinta-feira (30), o subtenente Ricardo Pato falou sobre a situação.
— Acredito que quase 100% da categoria já aderiu à Operação Targaruga da PM por isso está sendo esse sucesso que está tendo aí.  

Quando questionado sobre o termo "sucesso", o militar completou que a PM pretende mostrar a situação dos trabalhadores da categoria.  

— Sucesso porque a gente está conseguindo chamar a mídia para nosso lado. A gente está conseguindo mostrar para a população a nossa situação.  

Operação Tartaruga começou há dois meses e a violência disparou nas ruas da capital federal. Dados da SSP-DF (Secretaria de Segurança Pública do DF) mostram que só em janeiro houve um aumento de 28% nos casos de homicídio em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 49 mortes em 2013 contra 63 em 2014.  

Apesar de confirmada pelos militares, a SSP-DF negava, até o início desta semana, a existência do protesto. Na segunda-feira (27), a categoria espalhou outdoors em vários pontos do DF afirmando que a Operação Tartaruga está, de fato, acontecendo. Com isso, as ocorrências são atendidas com demora e há menos policiamento ostensivo nas ruas, abrindo brechas para a ação dos bandidos.  
Nas placas, que já foram removidas, eram exibidos pedidos de valorização de policiais e bombeiros militares e a exigência para que o governo cumprisse as promessas salariais feitas durante a campanha eleitoral de 2010. Os policiais também convocaram os colegas para uma assembleia geral, marcada para o dia 13 de fevereiro, em frente ao Palácio do Buriti, sede do executivo local.  

Com a queda de braço entre o governo e a PM, a população fica refém da violência nas ruas. Na última semana, multiplicaram-se os casos de homícidios e latrocínios, em regiões tranquilas durante a noite e de dia. Nesta quinta-feira (30) um homem foi baleado na frente de um supermercado na Asa Sul. Já nesta quarta (29) um jovem foi morto em uma tentativa de assalto na frente de casa, em Águas Claras.  

Para o coronel Brambilla, a população não pode cobrar da polícia.  

— A população não tem que cobrar da gente. Somos pais de família, pessoas honradas, temos compromissos financeiros e necessidades como qualquer pessoa. A população tem que cobrar do governador, que pode resolver os problemas na hora que quiser e não o faz. Ele é o responsável por toda essa situação porque é omisso.  

Secretaria de Segurança  

O secretário de Segurança Pública do DF, que daria uma entrevista ao Balanço Geral DF desta quinta-feira (30) para falar sobre o assunto, não compareceu. Na última segunda-feira ele comentou em entrevista à Record Brasília que a situação está sendo tratada por vários órgãos do governo para que alguma solução seja encontrada urgentemente.   Em nota oficial divulgada à imprensa no início da tarde, o governador Agnelo Queiroz afirmou que "Brasília não será refém do medo" e repudiou a Operação Tartaruga.  

— A categoria tem todo o direito de reivindicar. O que não pode é colocar em risco a vida da população. O Governo do Distrito Federal vai tomar todas as medidas necessárias para que Brasília não se torne refém do medo.

FONTE: http://noticias.r7.com/distrito-federal/governador-diz-que-vai-garantir-a-seguranca-no-distrito-federal-31012014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.