Acordo prevê que a empresa reconstrua e conserve o espaço de oito acres, considerado um ponto de referência na região

O Google vai alugar o Hangar One da Nasa, um hangar de oito acres para aeronaves, construído em 1933 e um dos mais famosos pontos de referência no Vale do Silício. Segundo o site oficial da agência, a Planetary Ventures LLC, subsidiária do Google, foi selecionada para comandar o hangar de dirigíveis e operar o aeroporto civil militar Moffet Federal Airfield, já utilizado por jatinhos particulares de executivos do Google.
Hangar One, da NASA, no Vale do Silício Foto: GSA
Hangar One, da NASA, no Vale do Silício
Foto: GSA
Se o acordo for finalizado, a Nasa terá uma maior receita para a propriedade, que está abandonada há 20 anos, e o Google terá que reconstruir o hangar e construir uma unidade educacional nele. Além disso, a relação entre ambos os lados vai se estreitar. O Google já arrendou mais de 40 acres da Nasa para construir uma unidade de pesquisa e desenvolvimento, e a empresa está trabalhando com a agência para testar o primeiro computador quântico do mundo.
Os acordos entre Google e Nasa não são vistos com bons olhos por todo mundo. Segundo a revista Wired, jornais já acusaram os executivos do Google de abusar da relação para pagar menos na operação da frota de jatinhos particulares. Os jatinhos particulares supostamente ajudariam algumas missões da Nasa, mas a mídia local divulgou que apenas 155 dos mais de 1 mil voos pesquisados realmente foram usados para a ciência.
Terra