quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FHC oficializou união com a namorada em cerimônia discreta


Há cerca de três anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deixou de chegar sozinho à casa de amigos como o historiador Boris Fausto e o filósofo Arthur Giannotti, nas noites de domingo, quando se reúnem para jogar pôquer. Ao convescote somou-se Patrícia Kundrát, de 36 anos, com quem FHC namora desde 2011.

Na semana passada, o ex-presidente decidiu oficializar o relacionamento. Chamou um escrivão em seu apartamento, no bairro de Higienópolis, na capital paulista, e, em cerimônia discreta, na presença apenas dos advogados, celebrou um contrato de união estável com Patrícia.

Embora já esperassem –desde o ano passado FHC passou a falar com pessoas mais próximas sobre o assunto–, amigos e políticos com quem ele se relaciona há anos só souberam do enlace pela imprensa. Apesar da surpresa, dizem que a união se deu de forma natural, tal como começou a relação dos dois.

FHC tem 82 anos. Conheceu Patrícia no instituto que preside e que leva o seu nome. Ela trabalhava na entidade e, não raro, despachava com o ex-presidente. Os dois se aproximaram.
Zanone Fraissat - 13.ago.13/Folhapress
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua então namorada, Patrícia Kundrát, em evento
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua então namorada, Patrícia Kundrát, em evento

De início, FHC despistava quando perguntado sobre a relação. No fim de 2011, deixou de fazer segredo. Viajou com Patrícia para Ibiúna, no interior de São Paulo. Os dois foram namorar em uma casa de campo.

No começo, dizem amigos do ex-presidente, os filhos de FHC viram o relacionamento com algumas ressalvas. Viúvo desde 2008, quando Ruth Cardoso morreu, o sociólogo escolheu uma mulher muito mais jovem, com jeito informal e despojado.

Mas o namoro passou a ser admirado. Quando FHC comunicou que faria o contrato de união estável, todos os filhos foram favoráveis. O motivo da mudança? "A Patrícia cuida do Fernando. Cuida mesmo. E ele gosta. Ela cuida das consultas médicas, das roupas, das compras. Lembra aquela história dele exibindo um sapato furado? Então, hoje jamais se repetiria!", exemplifica um ex-ministro do tucano.

Com ela, dizem, FHC rejuvenesceu. Patrícia o chama carinhosamente de "cara" na frente dos amigos. Também não deixa de fazer chamegos em FHC, mesmo em ambientes públicos.

Ano passado, no Dia dos Namorados, o casal saiu para jantar à luz de velas. Patrícia deu beijinhos em FHC durante toda a noite. No fim do jantar, posaram para "selfies" tiradas com o celular dela. Foram aplaudidos antes de deixar o restaurante. Política é assunto que não faz parte da rotina do casal. Ela também não opina sobre assuntos do PSDB e eleições.

Patrícia sempre defende que FHC ache tempo para ele e para os dois. Gosta de preservar a intimidade do ex-presidente e é discreta em suas aparições públicas ao lado dele. Os dois moram em apartamentos separados –ela vive no mesmo bairro que ele. Fazem questão de sair para jantar toda semana. Também gostam de cinema. Ano passado, foram à Europa.

FHC e Patrícia selaram a união estável com separação de bens. Amigos dizem que, em relação a dinheiro, ela sempre foi "extremamente despojada".

Ainda hoje, ela participa de algumas atividades do Instituto FHC, mas não como funcionária. Faz estudos para um comitê de políticas antidrogas. Não raro, relata projetos considerados inovadores nessa área nas periferias das grandes cidades. A predileção pelo tema é uma das afinidades com o ex-presidente, que se dedica a ele e, há alguns anos, passou a defender a descriminalização das drogas.

Pelas posições arrojadas, FHC é celebrado, no PSDB, como "a mente mais jovem do partido". Ontem, um dia após a divulgação do enlace, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) fez referência ao ex-presidente num discurso sobre a longevidade. "Perguntem ao FHC: a vida começa aos 83", disse.


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/02/1408165-fhc-oficializou-uniao-com-a-namorada-em-cerimonia-discreta.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.