quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Com forte calor, PM gaúcha passa a usar bermudas e sandálias

Cenário de um frio rigoroso –até com neve, no imaginário do restante do país–, o Sul brasileiro teve que se adaptar à rotina de forte calor nas últimas semanas, com temperaturas de até 40ºC em cidades de dois Estados da região.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, quem caminhou pelo escaldante centro de Porto Alegre nos últimos dias pode ter estranhado o novo visual dos policiais militares que atuam pela região. Em vez de botas, sandálias. Bermuda e camiseta também fazem parte agora do uniforme dos soldados.

Por causa da onda de calor, a Brigada Militar (equivalente à Polícia Militar de outros Estados) permitiu que os PMs usassem na capital gaúcha o fardamento que era exclusivo dos agentes do policiamento das praias.

O comando da corporação afirma que levou em conta "fatores climáticos extremos" e que procurou dar "conforto" aos profissionais.

Por enquanto, apenas 40 PMs foram autorizados a usar o novo traje. A associação de cabos e soldados quer que a medida seja ampliada para todo o Estado no verão.

"Imagina usar um coturno sob o sol de 40ºC. Vira 60ºC", diz o presidente da entidade, Leonel Lucas.

O interior, de fato, teve dias ainda mais tórridos do que a capital, que superou os 40ºC na semana passada.

Em Taquara (a 73 km de Porto Alegre), os termômetros chegaram a 44,2ºC, segundo o serviço Metsul.

Nessa cidade também houve uma medida emergencial anticalor: a prefeitura autorizou os servidores a usarem bermuda no ambiente de trabalho.

O município diz que aderiu ao movimento #BermudaSim, promovido em redes sociais.

A medida só não vale para a área da saúde e vigora apenas até o final de semana, quando acaba o horário de verão.
Kelly Matos/Agência RBS/Folhapress
COm forte calor, PM autorizou policiais a incluir no uniforme bermudas e sandálias
COm forte calor, PM autorizou policiais a incluir no uniforme bermudas e sandálias

PARANÁ
Outro Estado conhecido pelo frio e que tem registrado calor recorde, o Paraná também vê os trajes de alguns trabalhadores serem alterados.

A Prefeitura de Curitiba liberou taxistas, cobradores e motoristas de ônibus a trabalharem de bermudas até o fim de fevereiro.

A cidade registrou máximas de 34,4ºC, em média, neste mês (o histórico é de 26,7ºC).

Por causa do calor, o movimento para as praias no final de semana é recorde: as rodovias registraram um fluxo 20% maior que em janeiro do ano passado. É como se todos os finais de semana tivessem o movimento de um Carnaval ou Réveillon, segundo a concessionária Ecovias.

O calor deve permanecer no Estado pelo menos até esta quinta-feira (13), quando está prevista a chegada de uma frente fria na região sul.


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1411598-com-forte-calor-pm-gaucha-passa-usar-bermudas-e-sandalias.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.