domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cineasta Eduardo Coutinho é assassinado a facadas no Rio de Janeiro




Suspeita-se que filho seja o culpado; mulher do diretor foi ferida e está internada

O cineasta Eduardo Coutinho, 80 anos, foi encontrado morto a facadas neste domingo (2) em seu apartamento no bairro da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro.
Eduardo Coutinho nas gravações do documentário "Cabra Marcado para Morrer". Foto: Divulgação
3/8
O principal suspeito é o filho do cineasta, que é esquizofrênico e também teria tentado esfaquear a mulher de Coutinho e, depois, tentado o suicídio. Ambos estão internados no hospital Miguel Couto. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos dois. 


Divulgação
Eduardo Coutinho foi tema de retrospectiva na Mostra de Cinema de SP

Personagens anônimos
Um dos mais importantes cineastas do Brasil, Coutinho era famoso principalmente pelo trabalho como documentarista. É diretor de filmes como "Cabra Marcado Para Morrer", "Edifício Master", "Jogo de Cena" e "As Canções".
Em 2013, quando completou 80 anos, Coutinho foi tema de uma série de homenagens, entre elas uma mesa na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), uma retrospectiva na Mostra de Cinema de São Paulo e o lançamento de um livro, organizado por Milton Ohata, com textos dele e sobre ele.
Em uma carreira de mais de quatro décadas, Coutinho ouviu e deu voz a uma série de personagens anônimos e muito diferentes dele, sempre com notável respeito. Durante as filmagens, ele não desviava os olhos de seus personagens e os escutava atentamente.
"A conversa é uma troca que tem que ser feita face a face. Hoje em dia ninguém escuta ninguém, e já é assim há uns 20 anos", afirmou, durante debate na Mostra de São Paulo, em novembro. "Eu realmente escuto as pessoas, e talvez seja por isso que elas falam comigo. Minha vida depende disso. Eu preciso das pessoas - por profissão até."
Neste mesmo debate, em outubro de 2013, uma jovem que estava na plateia fez a Coutinho a pergunta que ele costumava fazer a seus entrevistados: "Você é feliz?"
Depois de qualificar a questão como "infelicíssima", ele respondeu: "Não sou feliz nem infeliz. Você pode dizer que está feliz, que está comendo um bolo e está gostando do bolo. Cinco minutos depois cai da escada", afirmou. "Eu posso dizer como está o mundo, não como é o mundo."
Ela então alterou a pergunta: Você está feliz? Coutinho então respondeu: "É bom, é bom. Sei lá."

    FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/2014-02-02/cineasta-eduardo-coutinho-e-assassinado-no-rio.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.