quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

VARGEM DA BENÇÃO PEDE SOCORRO



O Núcleo Rural Vargem da Benção pede socorro ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Imprensa – local, nacional e internacional -, às ONGs e Instituições Ambientais, à sociedade organizada e a todos os Cidadãos que se preocupam com as questões ambientais, para que possam defender juntos, esta área exuberante - que possui dezenas de nascentes d’água.

LOCALIZAÇÃO

O Núcleo Rural Vargem da Benção está localizado às margens da BR 060, na Região Administrativa de Recanto das Emas, Distrito Federal, a 35 quilômetros do Palácio do Planalto.

SURGIMENTO

Criado pelo Presidente JK, antes de 1960, para abrigar agricultores que abasteceriam a futura capital do país.


INTENÇÃO DO ATUAL GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL – AGNELO QUEIROZ

O Núcleo Rural Vargem da Bênção possui vinte e quatro chácaras que estão localizadas no terreno onde o governo pretende construir mais de 24 mil unidades habitacionais coletivas (edifícios), para não menos que 120 mil moradores, por meio do programa Morar Bem.




A verdadeira intenção do GDF: transformar o Núcleo Rural Vargem da Benção em um canteiro de obras.









ENTENDA O CASO



O Governo do Distrito Federal exige que os agricultores deixem a área que teve destinação alterada pelo Pdot, de zona rural para urbana. Entretanto, os Guardiões da biodiversidade existente na região, lutam para continuar na propriedade e evitar as derrubadas de suas propriedades, apoiados por liminares e pelo Ministério Público – estes produtores se negam a sair do local cedido pelo presidente JK há mais de 50 anos.

A briga entre as famílias e o governo vem desde o ano de 2012, quando os moradores foram procurados pela Agência de Fiscalização (Agefis) e receberam um prazo de 15 dias para retirar as construções e sair do local. Desde então, tentam, por meio da Justiça, permanecer na área. Eles alegam ter contrato de concessão de uso até 2052, assinado com a Fundação Zoobotânica quando Brasília estava em construção. “O governo nos trata como invasores, mas não somos. JK nos convidou para vir formar um cinturão verde e produzir alimentos a fim de abastecer a cidade”, diz a moradora Stefânia Leão. 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também entrou com ação civil pública contra o GDF.


O GOVERNO PETISTA DE AGNELO QUEIROZ É PARADOXAL




Altamiro Rajão, que é um “Amigo da Vargem da Benção”, tem se empenhado para a permanência dos chacareiros no setor. Tenente Rajão, como é conhecido, disse: “o Governo petista de Agnelo Queiroz é paradoxal. Pois em março de 2013, Agnelo lançou Brasília como candidata a ser a cidade sede do 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em 2018. Ora, como um governo que quer sediar um Fórum que irá tratar da defesa da água, no entanto, tem demonstrado em sua gestão, a menor importância para o tema, pois quer construir um setor habitacional com 24 mil edifícios para mais de 100 mil pessoas, sob um terreno que possui dezenas de nascentes de águas”


  














A região da Vargem da Benção possui uma biodiversidade exuberante, além de contar com dezenas de nascentes d’águas, que alimentam o Rio Estiva ou Vargem da Benção.

O Tenente Rajão ainda alerta: "caso Agnelo e Magela consigam implantar o setor habitacional na região da Vargem da Benção, veremos no futuro, águas brotarem no asfalto ou ao lado dos prédios, como ocorre em Águas Claras. Não podemos admitir que este desrespeito a uma Área de Proteção Ambiental possa ocorrer a 30 quilômetros do Palácio do Planalto. Brasília é a Capital Federal, deveria ser a primeira a dar o exemplo, para o Brasil e para o Mundo, de preservação às nascentes e ao meio ambiente". 




APA DO PLANALTO CENTRAL



A Vargem da Benção está inserida em “Área de Preservação Ambiental do Planalto Central”. Mas mesmo assim, o GDF permanece a insistir na implantação de mais de 24 mil unidades habitacionais coletivas por meio do programa Morar Bem.


FRAGILIDADE AMBIENTAL

Os moradores alertam pela fragilidade ambiental da região. Por exemplo, uma rede de águas pluviais mal dimensionada, construída recentemente pelo GDF, faz a captação da maior parte das águas das chuvas da cidade de Recanto das Emas, desembocando tudo no Rio Vargem da Benção. O que tem ocasionado um dos maiores desastres ambientais ocorridos no DF. Basta cair uma pequena chuva em Recanto das Emas, que a rede se transforma em um forte rio com águas torrenciais, e vem arrastando tudo pela frente.




Observe a violência das águas, em um dia que choveu pouco - veja o vídeo abaixo:




O DESASTRE AMBIENTAL OCORRIDO PELA AÇÃO DO GDF

Em função desta obra mal dimensionada pelo GDF, ocasionou um dos maiores desastres ambientais já vistos no DF. 




  • As águas torrenciais tem provocado a destruição por onde passa.






  • Árvores que estão no leito do rio são derrubadas pelas águas.

  • Muitos animais e peixes têm morrido em função da forte correnteza d’água.



  • As águas das chuvas trazem muito lixo para o leito do rio.





  • O Rio Vargem da Benção está sendo assoreado, pois as águas das chuvas, por sua força, trazem muita terra e lama.


  • Em dias de grandes chuvas, a região que é um vale, fica toda inundada.


  • Em função das recorrentes inundações, a região que já é pantanosa, fica mais úmida, deixando o solo todo encharcado. 








  • O fato da inundação, em função do aumento da umidade do solo, resultou numa erosão maior que dois campos de futebol, sedendo o solo a uma profundidade superior a seis metros de altura. 










  • Árvores nativas cederam e caíram ao chão. 







  • Inúmeras erosões surgiram - que estão num processo de crescimento constante e assustador. 




  • Inúmeras nascentes d’águas estão sendo soterradas.



O IBRAM FOI ACIONADO, MAS ATÉ AGORA NÃO FEZ NADA




O Instituto Brasília Ambiental foi acionado pelos moradores, em função do desastre ecológico, mas nada se fez até agora. Esteve um técnico, que inspecionou o local, mas até agora não foi dado nenhum posicionamento a respeito do referido desastre ecológico – o pedido já conta com mais de um ano.






REDES SOCIAIS

Os moradores (guardiões) das chácaras do Núcleo Rural Vargem da Benção estão apelando para o apoio das pessoas nas redes sociais, para que haja uma repercussão que ultrapasse as fronteiras do Distrito Federal, e até quem sabe, ganhe dimensões internacionais. A ideia é que o Governador Agnelo e o Secretário de Habitação Deputado Magela, ambos do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (Brasil), sejam pressionados pela opinião pública, para implantarem o projeto habitacional em outra região que não seja Área de Proteção Ambiental.


Adicione no Facebook: https://www.facebook.com/vargemda.bencao

Se Você estimado Leitor, for uma pessoa preocupada com a preservação ambiental, coloque o banner acima na capa do seu Facebook. Peça também aos seus amigos para fazerem o mesmo. Compartilhe o banner, bem como, compartilhe a presente reportagem apresentada com exclusividade pelo Jornal Galo de Briga, para que as pessoas possam saber que na Capital do Brasil - a 35 quilômetros do Palácio do Planalto - ocorre um flagrante desrespeito ao meio ambiente, à fauna, à flora e às nascentes de água.

Vamos compartilhar para os amigos fora do Brasil, pois se o Governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT-DF) realmente deseja que Brasília venha sediar o Fórum Mundial de Águas, em 2018, não poderá em hipótese alguma, construir mais de vinte mil unidades habitacionais coletivas - uma cidade verticalizada - numa Área de Preservação Ambiental.


VEJA A VIDA, A BELEZA E A EXUBERÂNCIA EXISTENTE NA VARGEM DA BENÇÃO





















NÃO PERMITA QUE ESTA BELA NATUREZA SE TRANSFORME EM UM CANTEIRO DE OBRAS!!! 

JUNTE-SE A NÓS E DIGA: "SIM PELA PRESERVAÇÃO DA VARGEM DA BENÇÃO".

FONTE: JORNAL GALO DE BRIGA - http://jornalgalodebriga.blogspot.com.br/2014/01/vargem-da-bencao-pede-socorro.html

Um comentário:

  1. Se não preservarmos nossos filhos só conhecerão estas belezas através de fotos.
    Sou moradora da Vargem da Bênção e estamos lutando pela preservação do Meio Ambiente.
    O desmatamento influencia diretamente no nosso clima.
    Apenas 01 árvore influencia em até 50 metros ao seu redor amenizando o clima.
    O GDF quer destruir pomares inteiros e árvores nativas do bioma já tão destruído que é o do cerrado do Centro-Oeste. Nos ajudem a preservar

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.