segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Snowden diz que NSA pratica espionagem industrial



Em entrevista à TV alemã, ex-prestador de serviços da agência irá obter qualquer informação que esteja ao seu alcance


A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) está envolvida em espionagem industrial e irá obter qualquer informação que esteja ao seu alcance, sem levar em consideração seu valor para a segurança nacional, disse o ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden a uma rede de TV alemã.
Em texto divulgado antes de uma longa entrevista que será exibida neste domingo, a ARD TV afirmou que Snowden disse que a NSA não limita sua espionagem às questões de segurança nacional, citando a empresa de engenharia alemã Siemens como um dos alvos.
"“Se houver uma informação da Siemens que seja benéfica para os interesses nacionais dos EUA --– mesmo que não tenha nada a ver com segurança nacional -- eles mesmo assim pegarão essa informação",” disse Snowden, de acordo com a ARD, que gravou a entrevista na Rússia, onde pediu asilo.
Snowden disse à rede de TV pública da Alemanha que não está mais com nenhum documento ou informação sobre as atividades da NSA, e que entregou tudo a um grupo seleto de jornalistas, sem ter mais nenhum controle sobre a publicação das informações.
Relatórios vazados por Snowden mostraram que a NSA monitorou o celular da chanceler alemã, Angela Merkel, o que irritou o país, que tem pressionado por um acordo de “não espionagem” com os EUA, país considerado um de seus principais aliados.
Alvos
A declaração de Snowden de que a NSA está envolvida em espionagem industrial ocorre depois que o jornal New York Times publicou uma reportagem no início desse mês segundo a qual a NSA teria colocado software em quase 100 mil computadores no mundo todo, permitindo vigilância desses dispositivos e uma via digital para ataques cibernéticos.
A NSA colocou a maior parte dos softwares depois de ter acesso às redes de computadores, mas também usou uma tecnologia secreta que permite a entrada até mesmo em computadores que não estão conectados à Internet, disse o jornal, citando autoridades dos EUA, especialistas em informática e documentos vazados por Snowden.
O jornal disse que a tecnologia está sendo usada desde pelo menos 2008 e que conta com um canal secreto de ondas de rádio transmitido através de pequenas placas de circuitos e cartões de USB inseridos secretamente nos computadores.
Alvos frequentes do programa, cujo codinome é Quantum, incluem unidades do exército e indústrias chineses.


    Reuters

    FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-01-26/snowden-diz-que-nsa-pratica-espionagem-industrial.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.