segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Snowden diz que há "ameaças significativas" à sua vida





Espionagem pelo mundo52 fotos

1 / 52
9.jun.2013 - Edward Snowden, 30, ex-técnico da CIA que trabalhou como consultor da Agência Nacional de Inteligência (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, assumiu a responsabilidade pelos recentes vazamentos sobre a espionagem americana, conforme divulgou neste domingo (9) o jornal britânico "The Guardian" Leia mais Ewen MacAskill/The Guardian/AP
O ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden disse à TV alemã no domingo ter conhecimento de notícias dando conta de que funcionários do governo norte-americano desejam matá-lo por ter vazado documentos secretos sobre o monitoramento pela NSA de telefonemas e emails.

ALVOS DE ESPIONAGEM

Telefonemas, e-mails e IPs de computadores de Dilma e assessores
Rede privada de computadores da Petrobras
Telefonemas e e-mails do Ministério de Minas e Energia do Brasil
Telefone celular da chanceler alemã, Angela Merkel
E-mail do ex-presidente do México Felipe Calderón
Numa entrevista descrita pela emissora pública alemã ARD como a primeira de Snowden para uma TV, o norte-americano também disse acreditar que a NSA monitorou outras autoridades do governo alemão, além da chanceler Angela Merkel.
Snowden disse à ARD que sente "ameaças significativas" à sua vida, mas afirmou que ainda assim dorme bem porque acredita que fez a coisa certa ao revelar as atividades da NSA ao mundo.
"Eu ainda estou vivo e não perco o sono pelo que fiz porque era a coisa certa a se fazer", disse Snowden no início da entrevista, que segundo a ARD teve seis horas de duração e foi gravada na suíte de um hotel de Moscou. A ARD transmitiu 40 minutos de entrevista.
Snowden referiu-se a uma reportagem de um site norte-americano que ele disse ter citado fontes anônimas do governo norte-americano afirmando que a vida dele estava em risco.
"Essas pessoas, e elas são funcionárias do governo, disseram que adorariam colocar uma bala na minha cabeça ou me envenenar quando eu sair do supermercado e depois me ver morrer no chuveiro", disse Snowden.
Snowden revelou em junho do ano passado a enorme dimensão do monitoramento de dados telefônicos e de emails da NSA no mundo todo. O norte-americano recebeu asilo na Rússia após fugir dos EUA, onde enfrenta acusações por ter vazado informações sobre as práticas de vigilância do governo.

Veja vídeos sobre o caso Snowden - 27 vídeos




FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2014/01/27/snowden-diz-que-ha-ameacas-significativas-a-sua-vida.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.