segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Corte de Haia decide a favor do Peru em disputa de mar territorial com o Chile



Disputa remonta à chamada Guerra do Pacífico que confrontou os países em disputa por trechos do oceano

Agência Brasil
A Corte Internacional de Justiça (CIJ), sediada em Haia, na Holanda, concedeu ao Peru, nesta segunda-feira (27), a parte do Oceano Pacifico que o país reivindica e que era controlada pelo Chile. Os dois governos prometeram respeitar a decisão, que coloca um fim a seis anos de litígio.
O Peru reivindicava 38,3 mil quilômetros quadrados do Oceano Pacífico, que representam 1% da zona econômica exclusiva chilena. A questão também é acompanhada pela Bolívia, que apelou em 2011 à Corte de Haia como terceiro envolvido na disputa sobre águas territoriais entre Peru e Chile. Na época, o presidente Evo Morales disse que o assunto envolve diretamente seu país porque a área debatida é a mesma que reivindicam desde 1879.
A disputa remonta à chamada Guerra do Pacífico (1879-1883), que confrontou os três países em disputa por território. Ao final da guerra, o Chile anexou áreas dos dois países - a província peruana de Tarapacá e a área boliviana de Antofogasta - e a Bolívia perdeu a saída para o mar.
FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-01-27/corte-de-haia-decide-a-favor-do-peru-em-disputa-de-mar-territorial-com-o-chile.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.