sábado, 28 de dezembro de 2013

'Cartão desastre' vai para cidades em situação de emergência no ES


Cartão é cedido pelo governo federal para ser usado em pequenos gastos.
A presidente não informou quanto pode ser gasto por cada município.

Do G1 ES

Os quarenta e cinco municípios que decretaram situação de emergência no Espírito Santo, atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias já podem receber o cartão eletrônico da Defesa Civil, também chamado de cartão desastre. Isso também vale para as cidades na mesma situação em Minas Gerais. O cartão é cedido pelo governo federal e, conforme explicou a presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (27), pode ser usado para pequenos gastos na assistência de vítimas. A presidente não informou quanto pode ser gasto por cada município.
A presidente esclareceu que esse cartão foi criado em 2012 e colocado à disposição dos prefeitos e governadores para gastos de enfrentamentos de desastres naturais. "Quando a prefeitura decreta estado de calamidade ou de emergência, ela recebe esse cartão. Podem ser feitos pequenos gastos, como arrumar um ponte que caiu e está isolando um bairro, providenciar água, contratar mais limpeza de rua, enfim, fazer essas coisas fundamentais", declarou a presidente durante visita à áreas afetadas pela chuva em Minas Gerais.

As cidades Brejetuba, Governador Lindenberg, Itapemirim, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Presidente Kennedy, São Roque e Sooretama ainda não tiveram a situação de emergência decretada, mas estão providenciando a documentação necessária.
Dilma ainda explicou que o cartão evita a burocracia e torna os gastos mais rápidos e transparentes. "Desde 2012, por meio do cartão, foram liberados R$ 613 milhões para estados e municípios. Pode ainda ser empregado na assistência às vítimas e nas ações de resgate e proteção dos desabrigados", afirmou.

Municípios em situação de emergência
Os 45 municípios são: Afonso Cláudio, Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
A água chegou na altura dos carros em Barra de São Francisco, Espírito Santo (Foto: Marcos Saldanha/ VC no G1)A água chegou na altura dos carros em Barra de
São Francisco (Foto: Marcos Saldanha/ VC no G1)
Medicamentos
Os helicópteros vão distribuir antibióticos, hipoclorito de sódio (utilizado para descontaminar água), analgésicos e ataduras para os municípios de São Mateus e Colatina.
Governo federal
O governo federal enviou ao Espírito Santoquatro toneladas de medicamentos e insumos farmacêuticos.
Além dos medicamentos, o governo autorizou o repasse de recursos no valor de R$ 6.648.042 ao estado, para execução de ações de Socorro, Assistência às Vítimas e Restabelecimento de Serviços Essenciais.
A medida foi tomada por causa da quantidade de estragos em vários municípios, devido às chuvas dos últimos dias. A decisão foi divulgada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (26).
Governo do ES ainda não calculou prejuízo. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Quarenta e cinco municípios decretaram situação de emergência (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)FONTE: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/12/cartao-desastre-vai-para-cidades-em-situacao-de-emergencia-no-es.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.