terça-feira, 1 de outubro de 2013

Coluna nos bastidores da Política



 
Semana decisiva

Essa semana termina o prazo para as filiações partidárias.  Quem quiser ser candidato precisa estar filiado em algum partido até o dia 5 de outubro. Alguns políticos já definiram que rumos vão tomar.  Outros estão definindo ainda. A verdade é que a contagem regressiva para as eleições de 2014 já começou.

Pé na jaca

Repercutiu muito mal entre os ministros do Tribunal Superior Eleitoral a declaração politiqueira do jovem deputado Reguffe afirmando que a não aprovação da Rede, novo partido pretendido por Marina Silva, seria uma decisão antidemocrática. Afinal o TSE é o tribunal da democracia, e a rejeição da Rede só ocorrerá por não cumprimento de critérios objetivos, nada havendo de político na decisão.  Afinal quem vendeu o peixe para Marina de que dava para contabilizar assinaturas não reconhecidas é quem atenta contra a democracia.

P.O progressista 

O ex-vice-governador Paulo Octávio anunciou ontem que vai se filiar ao Partido Progressista, comandado no DF pelo Deputado Distrital Benedito Domingos. O martelo foi batido durante o final de semana e contou com a participação do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e o aval do Governador Agnelo Queiroz. PO anunciou ainda sua desfiliação do Democratas e saiu atirando na executiva nacional, que aliás estava atravessada na garganta dele desde o episódio da falta de apoio político que culminou na sua renúncia ao GDF em 2010.

Vitória de Bené

A filiação de Paulo Octávio foi muito comemorada pelo Deputado Distrital Benedito Domingos. Bené já anunciou que não irá concorrer em 2014, mas não pendurou totalmente as chuteiras da política, pois continua firme no comando partidário, depois de vencer queda de braço com o deputado federal Ronaldo Fonseca que tentou lhe tirar a presidência do partido e mostrar que ainda tem fôlego para fortalecer o PP no Distrito Federal. Afnal, se PO confirmar a candidatura para Distrital pode fazer uma bancada de olho na presidência da Câmara. É esperar para ver.

Na linha de tiro

Embora tenha tido as contas aprovadas e não esteja impedido de se candidatar por não ter sido condenado, o simples fato de se filiar a um partido político pode levar Arruda ao pelotão de tiro do MPDF, que já tem preparada uma ofensiva de ações judiciais, se não para impedí-lo de se candidatar, pelo menos para desgastá-lo com a opinião pública.

No olho do furacão I

Na semana passada a possível filiação do ex-governador Joaquim Roriz ao DEM foi assunto no DF e tomou conta do cenário político de Brasília. O responsável pelo convite foi o presidente do partido, Alberto Fraga. Só que a executiva nacional do DEM vetou a filiação. Afinal o Democratas não engoliu o anúncio antecipado em entrevista sobre a derrobada de arruda ainda em 2009, depois de uma suposta sessão de cinema em sua casa. Mesmo assim  o veto a Roriz deixou Fraga irritado. O incidente pode causar a desfiliação do ex-deputado federal da legenda, que por sua vez já teria recebido convite do PSDB.

Roriz no olho do furacão II

Mas o ex-governador Joaquim Roriz não ficou muito tempo abatido e logo recebeu um telefonema do ex-senador Luiz Estevão que controla o PRTB. Bastou meia hora de negociações para Roriz aceitar a filiação. Depois de assinar a ficha de filiação Roriz já declarou que é mais candidato do que nunca ao Palácio do Buriti, se a saúde e a justiça permitirem.

De volta as origens

Com a ida de Joaquim Roriz para o PRTB, uma filiação vai puxar a outra. A deputada distrital Liliane Roriz vai seguir o mesmo caminho. A parlamentar vai voltar às suas origens.  Em 2010, Liliane foi eleita pelo PRTB com uma expressiva votação. Ela obteve 21.999 votos. Agora é o plano A de Roriz para uma possível vaga majoritária.

Primeira mão

Quem em primeiro lugar apontou a possibilidade de Filippelli manter a dobradinha com Agnelo para 2014 foi o jornalista Ricardo Callado do Jornal da Comunidade. Em artigo apimentado, é bem verdade, Callado apontava para fatores extra-campo, como a tentativa de envolver parentes, como um filho , por exemplo, em operação da polícia federal, e que muitas vezes o recuo é o melhor caminho para vencer a guerra. Dito e feito.

Mancada desnecessária

O anúncio no portal do GDF e em nota oficial do governo informando da manutenção da chapa Agnelo-Tadeu para 2014 pode levar a processo por campanha eleitoral antecipada pelo Ministério Público Eleitoral. Com tanto veículo de comunicação interessado na notícia, não precisava registrar um fato político no site de governo, onde a população espera ler notícias para resolver os seus problemas. Tem gente indo com muita sede ao pote.

Eleitor ainda indeciso

Numa pesquisa recente, do Instituto Dados, 62,% das pessoas ouvidas  "não sabem" ou não responderam à pergunta sobre em quem votaria para governador em 2014. Outros 9,2% afirmam que votariam "nulo" ou "em branco". No levantamento foram ouvidas três mil pessoas, segundo o instituto. O governador Agnelo Queiroz tem alegado a aliados que os baixos índices de aprovação de sua gestão serão revertidos com a nova frota de ônibus, o VLP e o VLT, que estão sendo implantados. 

Mesmo assim...

Com base nisso, o Instituto Dados perguntou a três mil eleitores do DF: "O(a) Sr(a) votaria no atual governador do DF se o Transporte Público Coletivo melhorar com o novo sistema e os novos ônibus?". A resposta caiu como água fria na cabeça dos atuais gestores. Segundo a pesquisa, 61,2% responderam que "não votam" em Agnelo ainda que o sistema melhore. Apenas 20,5% dos entrevistados responderam "sim" à pergunta. Outros 18,3% não souberam ou não quiseram responder.

Homenagem merecida

Nesta terça-feira, o presidente do Jornal Alô Brasília, Hélio Queiroz  juntamente com grandes empresários brasileiros e chineses receberão homenagem, quando serão agraciados com a Cruz do Mérito do Empreendedor JK. O evento ocorrerá no Congresso Nacional às 15 horas no Salão Nobre do Senado Federal. 

Agaciel e o PTC crescem juntos

O deputado distrital e vice-presidente da Câmara Legislativa, Agaciel Maia não tem medido esforços para fortalecer o seu partido, o PTC.  Antes, uma pequena legenda. Hoje, o partido é um dos mais fortes do Distrito Federal. O próprio Agaciel tem convidado pré-candidatos e isso tem animado os futuros políticos a se filiarem na legenda. Nas próximas eleições Agaciel Maia deve disputar uma vaga de deputado federal e para alcançar seu objetivo precisa de uma nominata forte de distritais e uma coligação que lhe permita chegar à vitória.

RG de graça para casados

O deputado Robério Negreiros quer tornar gratuita a emissão da segunda via da identidade para quem mudou o sobrenome depois do casamento. Atualmente, o valor cobrado é de R$ 42. O parlamentar apresentou a proposta na semana passada e pediu para que os deputados aprovem o projeto de lei.

FRASE DA SEMANA: "Tem coleguinha nas redações de rádio, tv e jornal chamando de ficha suja quem sequer está impedido de se candidatar. É a típica conduta, estimulada pela comunicação oficial, para repetir uma mentira várias vezes e, quem sabe, transformá-la em verdade."
Fonte: Celson Bianchi/ Mania FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.