terça-feira, 20 de agosto de 2013

Policiais e bombeiros fazem protesto na Esplanada e na Câmara

 

Categorias têm reividicações diferentes; uma é a votação da PEC 300.
Marcha realizada chegou a bloquear trânsito por 30 minutos na N1.


Manifestantes marcharam na manhã desta terça-feira (20) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Gabriella Julie/G1 DF)Manifestantes em frente ao Congresso Nacional na manhã desta terça-feira (20) (Foto: Gabriella Julie/G1 DF)



























Manifestantes das polícias Civil, Militar e Federal e do Corpo de Bombeiros fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (20) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O grupo partiu às 10h da Catedral e marchou até o Congresso Nacional. Às 12h, os manifestantes fecharam todas as faixas da N1, em frente ao Ministério da Justiça, por cerca de 30 minutos. 
De acordo com o Sindicato da Polícia Federal do DF, a mobilização não é conjunta. Os policiais federais fazem greve de dois dias, iniciada nesta segunda-feira (19), por reestruturação da carreira. Policiais civis reivindicam a Lei Geral da Polícia Civil, carreira única e piso salarial. Já os policiais militares querem a votação da PEC 300 até esta quarta. A proposta estabelece um piso salarial para as carreiras de segurança pública.
Após marcharem, por volta das 13h, dezenas de manifestantes entraram no Congresso e ocuparam o Salão Verde da Câmara dos Deputados. A ocupação é para pressionar os deputados a votarem a PEC 300.
De acordo com a Câmara, a entrada dos policiais no Salão Verde foi feita sem confronto com a segurança da Casa. Os manifestantes chegaram a tentar bloquear a entrada para o plenário principal, mas foram impedidos pela Polícia Legislativa.
Um grupo de  policiais federais não marchou, mas fez um protesto em frente ao Ministério da Justiça. Eles fizeram um minuto de silêncio pela "morte" da segurança pública. Às 14h, os manifestantes ainda ocupavam três pistas de um pequeno trecho da Esplanada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.